Técnica de congelamento e descongelamento – Pães

congelamento e descongelamento de pãesCongelamento Pães podem ser congelados prontos, semi prontos ou com a massa sem assar. Mas devem ser congelados logo após o preparo, depois de frios. Embrulhe os pães de preferência em papel-alumínio e saco plástico, pois desidratam muito no freezer. Pães de forma podem ser congelados em sua embalagem original. Se quiser deixar sanduíches prontos para serem esquentados depois, não use ingredientes com maionese, legumes crus ou ovos cozidos, pois vão soltar água. Passe manteiga ou margarina nas fatias para que o recheio não penetre no pão e fique muito úmido. Pães de queijo congela bem sem assar, usando o sistema do congelamento em aberto, ou já assados. Croissants podem ser congelados crus ou assados. Esfihas ficam melhores já prontas e aquecidas no forno ou micro-ondas. Massa de pizza pode ser congelada ligeiramente assada, só o disco ou semi pronta já montada. Pães recheados salgados, tipo rocambole de presunto e queijo, podem ser congelados prontos e só aquecidos depois. Pães doces podem ser congelados mas cuidado com recheio a base de maisena pois desandam. Se quiser, faça o creme de maisena com leite condensado para não dar problema. Se quiser congelar a massa de pão crua, coloque em saco plástico ou plástico rígido, deixando espaço para a expansão da massa. Se preferir, modele os pães e congele cru, usando o mesmo sistema. Tempo de estocagem
PÃO SIMPLES

6 meses

PÃO DE FORMA

3 meses

PÃO SALGADO RECHEADO

2 meses

PÃO DOCE RECHEADO

3 meses

DISCO DE PIZZA

4 meses

PIZZA SEMI PRONTA

2 meses

ESFIHA

3 meses

CROISSANT

4 meses

MASSA CRUA                                  1 mês
Descongelamento O descongelamento de pães pode ser feito em temperatura ambiente, desde que embalado. Podem ser colocados, ainda, envoltos em papel alumínio, no forno retirando no final para ficar crocante. Pães semi prontos como pães de queijo, podem ser assados diretamente no forno, começando com forno baixo e aumentando depois de descongelados. Os croissants, se congelados crus, devem ficar 2 horas em temperatura ambiente para voltar ao normal e começar a crescer. O mesmo se aplica para as massas que foram congeladas cruas. Depois de crescidas, levar ao forno médio baixo (150° C).

116 respostas para “Técnica de congelamento e descongelamento – Pães”
  1. Como eu prometi, vim aqui contar como ficou o meu pão.
    Gente, estou super feliz. Deu certo. Ficou maravilhoso, igualzinho
    ao feito na hora. Sabor, textura…….Que maravilha!!!!!!!!!!!
    Adoreiiiiiiiiiiiiiiii. Muito obrigado, Receitas Pra Você.
    Vou espalhar para todas as minhas amigas, que tem o mesmo problema que eu TINHA.
    Um grande abraço.

    1. Nossa, Claudete, que lindo depoimento! Muito obrigado amiga. Volte sempre e um forte abraço.

  2. Estou começando fazer umas receitas de rocomboles doces e salgados e gostaria de saber como faço para eles sairem todos do mesmo tamanho e a massa não rachar. Gostei do conteúdo do site, pois preciso de algumas dicas.

    1. Muito obrigado Maria Silva pelo elogio. Maria entre em contato conosco pelo site que eu lhe enviaremos algumas dicas por e-mail. Um abraço.

  3. Queria saber como armazenar empadão de frango por 1 ou 2 dias
    Depois de assados.

    1. Fernanda, embale e pode conservar na geladeira, já que é apenas por dois dias, não precisa congelar, ok?

  4. entendi q as esfihas tem q ser congeladas prontas, mas sera q ñ posso congelar elas cruas como pao caseiro? vendo esfihas a todo tipo de pessoas e infelismente alguns ainda ñ tem forno microondas

    1. Sim, Andrea, pode sim congelar cruas como pão. Um abraço!

  5. Adorei as dicas. Fazia um tempo que eu vinha pensando em congelar pães crus, mas eu achei que isso não dava. Estou muito contente. Já fiz e coloquei para congelar. Daqui dois dias vou descongelar e assar. Depois eu conto aqui como ficou. Muito obrigado.

    1. Oi Claudete. Que legal! Queremos muito saber o resultado. Um abraço!

  6. como fasso p pre assar empadas quando dia ela serve p ser cosuminda

  7. gostei muito de suas dicas, porque eu estava a procura de saber como congelar pães crus,obrigado, estou começando um negócio próprio e estou muito feliz.

    1. Oi valeria. Muito obrigado. Desejamos muito sucesso no seu empreendimento. Um abraço!

  8. Oi Bom dia!

    Comprei uma pizza pre-assada e congelei.Gostaria de saber quanto tempo antes eu devo tirar do frezer

    para poder assar. Obrigado

    1. Bom dia Wilton. Você pode tirar do freezer e levar diretamente ao forno, ok? Volte sempre!

  9. olá, eu trabalho em um lugar onde eles produzem o pão e congelam, mas depois de descongelar ele as vezes ficam ressecados ou duros, o q podemos fazer para não acontecer isso.

    obrigado.

    site perfeito.

    1. Olá Felipe. Que bom que você gostou do nosso site. Volte sempre, venha sempre dar uma olhadinha nas novidades, tá? Felipe você não mencionou qual é o tipo de pão você produz, mas o que eu posso lhe dizer é que, talvez não seja o fato de congelar o pão que faça com que ele fique duro, porque um congelamento bem feito do alimento não vai alterar sua textura. Será se essa massa não já está sendo produzida com essa característica?

  10. Olá, gostaria de saber se é possível congelar enroladinho de salsicha e de queijo e presunto.

    1. Olá Márcia! Sim Você pode congelar.

  11. Simplesmente mt bem explicado! Parabéns pelo site fui abençoada com essas dicas pois estou começando um negócio, simples mas promissor!!! bgda.

    1. Patrícia, muito obrigado. Que o seu projeto seja abençoado e próspero é o que desejamos de coração. Quero saber notícias da evolução do seu projeto. Um forte abraço e volte sempre.

  12. Pretendo abrir meu próprio negocio, adorei as dicas

    1. Carla, Boa sorte, estamos torcendo para que tudo der certo. Volte para contar as novidades.

  13. Qual o nome de alguns produto que mehora a massa nao deixa ela relaxa .

  14. pesso ajuda para assar o pao de queijo conelado?. no forno elétrico industrial.
    quanto tempo precisa descongelar?

    1. Marco, não precisa descongelar para assar. Um abraço.

  15. Gostaria de saber quais os tipos de recheios podem ser congelados?

    Ex.: Rúcula com tomate secos, ou escarola com queijo, frango com Catupiry.

    Podem ser congelados antes ou depois de serem assados?

    Qual a durabilidade?

  16. Se eu fizer pães recheados com frango desfiado, queijo e presunto, … Como faço? Primeiro deixo os pães crescerem já prontos e sem assar congelo-os? Congelo-os em uma forma e depois coloco em saquinhos? Depois para descongelar deixo-os em temperatura ambiente e depois e só assar?

    1. Luciene veja os comentários acima. Obrigada pela visita. Volte sempre.

  17. Olá, gostei muito das dicas. Serão muito úteis para mim. Pelo que eu entendi, posso congelar tanto minha massa, quanto meus salgados crus, e no caso dos salgados já prontos. Depois deixo 2 horas para voltar a crescer??
    Obrigada, qualquer dica é muito bem vinda!

    1. Obrigado pela visita Adriana. Volte sempre.

  18. Boa noite, gostaria de saber se é ,melhor congelar meu pão caseiro antes de crescer ou depois de crescer?
    para pão francês que eu faço qdo é melhor congelar antes de crescer ou depois de crescer?
    fico no aguardo grata
    eglae

    1. Eglae, as massas que foram congeladas cruas devem ficar 2 horas em temperatura ambiente para voltar ao normal e começar a crescer. Um abraço. Volte sempre.

  19. Gostei das dicas de congelamento e descongelamento de Pães, mais gostaria de saber mais a respeito de outros coisas como tipos de salgados que podem ser congelados, o tempo e se pronto ou não, sei que como eu tem muita gente que fica em dúvida do que pode ou não ser congelado.
    Obrigada

    1. Elza, basta digitar na busca no topo do site, onde tem ENCONTRE SUA RECEITA, o que você quer congelar ou descongelar que irá aparecer na busca.Outra forma de você encontrar as técnicas de congelamento e descongelamento, vá na barra do topo do site, coloque o cursor sobre a aba Cozinha que irá aparecer Congelamento e Descongelamento. Clique nesta aba e você irá encontrar como congelar e Descongelar vários alimentos.
      Um abraço!

  20. Quero congelar pães crus e gostei das dicas.

    1. Que bom Elza, que você gostou das dicas de congelamento e descongelamento. Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não sou um robô