Volta às aulas e adaptação da criança que começa na escola

Volta às aulas e adaptação da criança que começa na escola

Volta às aulas e adaptaçãoDepois de muita diversão, momentos em família e de descanso, as férias das crianças terminam. E, neste momento de volta às aulas, muitas vezes, elas se mostram mais resistentes a retornarem à rotina.

A psicóloga Erane Paladino traz algumas sugestões que podem ajudar para que este momento seja tranquilo e estimulante para a criança:

– O que fazer para ajudar na adaptação da volta às aulas?

Neste período de readaptação das crianças à rotina escolar, é importante que os pais incentivem a autonomia delas e expliquem a importância da escola no seu dia a dia. A participação da criança nos preparativos, como a compra do material escolar, por exemplo, é muito importante, uma vez que auxilia no processo de aceitação e de curiosidade e expectativas positivas para a volta às aulas.

Segundo a psicóloga, as crianças também devem ser preparadas com certa antecedência para este momento de retornar à escola. É ideal que, uma semana antes, a criança retome aos poucos os horários e a rotina do dia a dia escolar, uma vez que a mudança repentina pode estressá-la, causando sintomas como irritabilidade, agitação motora e até mesmo dificuldades no sono. Quanto menor o impacto nesta transição, melhor poderá ser a adaptação da criança.

– E quando a criança vai começar numa nova escola, o que fazer?

Segundo Erane, ao inserir uma criança em um ambiente escolar, deve-se primeiramente garantir a escolha correta do local e que o mesmo seja adequado e que forneça uma educação de acordo aos princípios da família.

Na primeira semana, durante o período de adaptação, a participação e presença dos pais é fundamental, uma vez que facilitará a aceitação e aumentará a confiança da criança. Os pais devem controlar a ansiedade, não transparecendo para os filhos, além de garantir apoio afetivo e emocional a eles, de modo que a criança enfrente seus medos e inseguranças com mais tranquilidade.

É interessante que ela conheça a escola antes do primeiro dia de aula. Uma visita ao local e aos professores e funcionários ajudará a criança a se sentir ambientada e acolhida no início das aulas.

Sendo assim, a educação escolar e familiar são responsabilidades que se complementam, sendo importante uma parceria entre ambos. Desta forma, a adaptação da criança ao ambiente escolar é favorecida e facilitada, garantindo que a ida à escola faça parte de sua rotina de crescimento e educação de forma saudável e tranquila.

Fonte

No comments yet.

Deixe uma resposta