Dicas de como escolher o corretamente o bacalhau

Como escolher bacalhauUm dos queridinhos do almoço de Páscoa é o bacalhau. Esse peixe provindo de mares frios do norte, mesmo sendo um dos mais caros nos mercados, ainda faz o sucesso no dia da Sexta-Feira Santa. Mas como escolher o tipo certo de bacalhau?
  • Primeiramente é necessário saber qual o tipo de preparação, após isso escolha a espécie do bacalhau;
  • O legítimo bacalhau é o da espécie Gadus Morhua. Já as outras espécies são conhecidas como tipo bacalhau;
  • Os tipos de bacalhau são:
Gadus Morhua  – o bacalhau original tem coloração palha, rabo triangular e é ideal para preparações em que o peixe é o prato principal;   Saithe (tipo bacalhau) – coloração amarelada, é fácil de desfiar, tornando-o perfeito para a preparação de bolinhos e saladas;   Ling (tipo bacalhau) – coloração clara, quase branca, sua carne é mais firme e não desfia com facilidade, recomendado para gralhados e assados;   Zarbo (tipo bacalhau) – o menor entre os tipos de bacalhau, sua carne é cor de palha e tem um preço bem acessível, perfeito para caldos e pirões.  
  • As características de um autêntico Gadus Mortha são a sua coloração palha, desmanchar-se em pétalas, sabor único e inesquecível.
  • É indicado que o bacalhau esteja bem seco e que não contenha nenhum traço de umidade;
  • Entretanto, a escolha certa para todas as ocasiões seria um Gadus Morhua bem seco.
  • Além desses cuidados, também é necessário ficar atento ao fornecedor do peixe, já que o bacalhau é trazido de outros países e precisa de atenção especial desde o seu transporte até a hora de preparação.
  • Uma curiosidade é que as lascas de bacalhau são mais baratas por serem feitas de partes menos nobres do peixe, o que não as faz menos deliciosas, não é mesmo?

2 respostas para “Dicas de como escolher o corretamente o bacalhau”
  1. DELICIAS DE RECEITAS QUERO FAZER PARTE DESTAS RECITAS NO MEU F!

    1. Anita, muito obrigado. Um abraço e volte sempre!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não sou um robô