Como montar uma rotina diária e manter a casa limpa e organizada

Monte uma rotina diária e mantenha a casa limpa e organizadaOrganizar e manter a casa limpa parece uma missão impossível, mas organizando-se tudo fica em ordem e ainda sobra tempo para você curtir a família, os amigos e se cuidar. Acredite! Organização na ponta do lápis:

 

Deixe a pia da cozinha sempre limpa

Lavar a louça e deixar a cozinha arrumada é o ponto de partida para você organizar sua vida!

 

Estabeleça uma rotina matinal

Arrume a cama, penteie o cabelo, vista roupas confortáveis e tênis (nada de chinelo!). Seu cérebro tem que entender que você está pronta para trabalhar! Ponha roupa na máquina de lavar antes do café da manhã. E, antes de entrar no chuveiro, dê uma geral no banheiro. Coisa rápida viu?

 

Cronometre tudo

Sabe aquele marcador de tempo que você usa para fazer bolo? Pegue-o! Se não tiver, pode usar o celular ou o despertador. Estipule uma meta: toda tarefa tem que ser feita em 15 minutos. Parece pouco, mas você vai ver quanta coisa dá pra fazer nesse tempo.

 

Esqueça a preguiça

Nunca deixe nada para o dia seguinte!

 

Prepare a geladeira

Sempre limpe no dia anterior às compras. Ela estará vazia e ficará pronta para receber os alimentos fresquinhos.

 

Otimize seu tempo

Anote o aniversário de parentes e amigos na agenda. Escolha um dia do mês (próximo do pagamento), almoce mais rápido e passe na lojinha perto do trabalho para comprar os presentes de todos os aniversariantes do mês.

 

Monte uma rede de serviços

Tenha telefones de tudo o que for delivery: supermercado, farmácia, gás… Isso facilita a vida na correria. Muitos não cobram taxa e levam até máquina de débito. Fácil assim!

 

Faça pausas

Sempre que somar 45 minutos de atividades, pare 15 para um lanche, ir ao banheiro e descansar, claro.

 

Pratique o desapego

Para se organizar, é preciso desatravancar o lar! Pegue três caixas (uma para guardar, outra doar e a terceira para lixo) e separe tudo o que está jogado pela casa (sapatos na sala, brinquedos no corredor…). Você tem 15 minutos para recolher tudo! Isso vai mudar a energia do ambiente. E determine onde você irá guardar suas coisas de acordo com a quantidade de vezes que as usa.

 

Faça cada atividade destas uma vez por semana

Lavar as roupas (um dia só para roupa de cama e toalhas, outro para roupas claras…), trocar as roupas de cama, trocar toalhas, tapetes e panos de prato.

 

Divida a casa em cinco zonas

Depois de se livrar de toda a bagunça, é hora da limpeza detalhada. Divida a casa em cinco zonas, dedique um dia da semana só para uma zona. Utilize o despertador para cronometrar 15 minutos! Seguindo isso, a faxina diária fica bico!

 

Faça um diário

Pegue um caderno, um fichário ou uma agenda para anotar tudo: rotina, listas, cronogramas, cardápios, contas…

Crie uma rotina no trabalho

Chegue mais cedo para ver e-mails, ler notícias, fazer ligações pessoais. Volte 10 minutos mais cedo do almoço para dar uma olhada no seu site favorito. Antes de sair, arrume a mesa e liste suas obrigações futuras.

 

Prepare um cardápio mensal

Durante um mês, anote tudo o que você prepara para as refeições. Depois monte seu cardápio mensal. Assim, você faz uma lista de compras planejada e economiza tempo e dinheiro na hora de ir ao supermercado. Muito bom, não é mesmo?

 

Tenha uma rotina à noite

Quando chegar em casa troque de roupa e coloque seu tênis. Seu cérebro precisa saber que novamente as coisas mudaram. Ajude as crianças com as coisas da escola (lanche, dever e uniforme) e curta o maridão. Depois do jantar, deixe a pia vazia e limpa. Tire o lixo, regue as plantas, cuide do pet. Arrume a mesa para o café da manhã e faça a lista de tarefas do dia seguinte. Tome um banho bem gostoso e boa noite!

 

Aproveite o fim de semana

A casa estará limpa e você, linda! Faça apenas a limpeza de emergência se pintar uma visita. Divirta-se com a família!

4 pensou em “Como montar uma rotina diária e manter a casa limpa e organizada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest