Branqueamento
É o processo no qual verduras e legumes são fervidos rapidamente com a finalidade de inativar as enzimas que se continuassem ativas, alterariam a cor, o aroma e o valor nutritivo dos alimentos. Também diminui a carga microbiana, elimina algumas bactérias e intensificam a cor. Após o branqueamento é necessário colocar as verduras em água e gelo para interromper o cozimento. Dessa forma o vegetal não estará pronto para ser consumido, mas sim protegido para uma longa estocagem. Ao ser descongelado, deve voltar à fervura para acabar o cozimento.
Instruções para o branqueamento
- Coloque uma panela com aproximadamente 3 litros de água para ferver.
- Coloque os vegetais a serem branqueados (até 500g) em uma peneira própria e mergulhe-os na panela, contando o tempo a partir do momento em que a água entrar em ebulição (veja tabela a seguir).
- Retire-os, passe-os sob água corrente e mergulhe-os em água com gelo.
- Enxugue-os e embale-os, retirando o ar.
- A melhor embalagem para hortaliças branqueadas é o saco plástico.
- Congele.
Tabela de branqueamento
| 2 minutos | 3 minutos | 4 minutos | 5 minutos | 8 minutos |
|
|
|
|
|
Dicas
- Não corte os vegetais em pedaços muito pequenos para evitar perdas nutritivas.
- A água do branqueamento pode ser usada várias vezes, mas procure usar o mesmo tipo de vegetal para não misturar o sabor.
- Alguns vegetais tendem a escurecer mesmo no branqueamento. Para evitar isso coloque um pouco de suco de limão na água. São eles: aipo,alcachofra, berinjela, cogumelo e palmito. Este procedimento também serve para retirar impurezas de hortaliças de folha. Neste caso, o limão também pode ser substituído por sal. Faça isso com brócolis, espinafre e couve-flor.
- Os cogumelos ficam melhor congelados utilizando a água do cozimento. Neste caso, coloque os cogumelos lavados e com um pouco de suco de limão em uma panela, tampe e quando começar a ferver, conte o tempo de branqueamento. Retire e resfrie. O cogumelo vai verter água.
- A mandioca se estiver bem fresca não há necessidade de branqueamento. Congele inteira em água para evitar escurecimento. Na hora de descongelar utilize a água do congelamento.
- Outros vegetais ao natural: couve-mineira, ervilha, milho verde, pimentão (como tempero).
















14 respostas
Nós agradecemos sua visita, Antonia. Um abraço!
Obrigada! Me ajudou bastante!!
Obrigada! Me ajudou bastante!!!
E o descongelamento? Leva os legumes branqueados para o vapor? Ou põe em água fervendo?
Sim, Alice. Um abraço e volte sempre!
no caso do aspargos posso cortar so o talo mais duro e fazer o branqueamento? Agradeco desde ja.
Tania, o branquemento tem a finalidade de inativar as enzimas que se continuassem ativas, alterariam a cor, o aroma e o valor nutritivo dos alimentos, por isso é importante os legumes passarem por esse processo antes de serem congelados, entendeu? Um abraço e volte sempre!
Oi, adorei esse post! Muito esclarecedor, só fiquei com uma dúvida: Não se pode então, congelar legumes crus?
Obrigada
Marcia, não é necessário picar, ok? Um abraço e volte sempre!
Gostaria de saber se preciso picar as folhas (espinafre por exemplo) antes de branquear e congelar. Adorei o post. Muito útil. Aguardo a resposta. Obrigada.
Márcia, pode sim congelar. Lave, faça o branqueamento por 2 minutos, conforme explicado no post e congele.
-não obtive resposta quanto a: posso congelar moyashi?-aguardo,obrigada.
Veridiana, faça o o branqueamento dos legumes separados, depois se desejar faça kits com legumes variados, usando a quantidade que você consome por vez e congele.
Gostaria de saber se posso cozinhar cenoura, xuxu, couve-flor,beterraba,couve,abobora todas juntas? inclusive fazer o branqueamento,pois em minha dieta tem um pouco de todos esses.