Técnicas de congelamento e descongelamento – Tortas

Congelamento e descongelamento de tortasCongelamento

No geral, qualquer tipo de massa congela bem e fica perfeita no descongelamento. Resfrie o recheio antes de colocar na massa para assar.

Crua – massas cruas podem ser congeladas e usadas após o descongelamento. Para isso, acondicione em saco plástico, vedando bem para não ressecar.

Semipronta – faça a massa, forre o fundo e os lados da forma e coloque o recheio pronto. Cubra com o restante da massa, embale e congele, sem pincelar. No descongelamento, retire deixe 30 minutos e leve ao forno, pincelando com a gema. Isso é válido para recheios consistentes.

Pronta – totalmente assada, mas não deixe corar demais quando estiver assando para não ressecar ao descongelar. Tortas feitas com massa de pão também congelam bem.

Calcule 200g de torta por pessoa.

Tortas doces – cuidado com recheio a base de maisena. Faça o creme de maisena à base de leite condensado. Se usar frutas no recheio, use frutas já cozidas para não amolecer no descongelamento. Tortas com cobertura de suspiro congelam bem.

Embalagem – as tortas devem ser congeladas em recipientes onde ficam bem protegidas, como caixas plásticas ou embalagens descartáveis de alumínio. Do contrário, podem quebrar.

Para tortas doces existem várias opções de embalagens descartáveis.

Tempo de estocagem

TORTAS SALGADAS

3 meses

TORTAS DOCES

4 meses

Descongelamento

Devem ser descongeladas ainda embaladas para não ficarem úmidas. Se quiser pode ser levada diretamente ao forno, coberta com papel alumínio, para não ressecar.

Tortas semiprontas podem ser levadas diretamente ao forno, pinceladas com gema de ovo antes de ir ao forno. Cuidado para não deixar o forno muito quente, pois a massa pode dourar muito rápido e o recheio não descongelar.

48 pensou em “Técnicas de congelamento e descongelamento – Tortas

  1. Ola,minha duvida seria a respeito de tortas frias em pote feita com pao puma e cachorro quente de pote…para comercializar sobre encomendas,gostaria de ter a opcao de congelados tbm!e tempo de conservacao desses alimentos prontinhos para consumo?agradecendo desde ja se responder!

  2. Para ter certea exemplo uma torta de liquidificador, quando poronta e so lavar ao congelador,para assar vai direto ao forno sem necessidade de descongelamento.

  3. Bom dia. Minha dúvida é: com relação empadas: posso coloca-las assadas arrumadas num recipiente e cobrir com film plástico e colocar assim para congelar? E com relação aqueles mini empadões individuais nas marmitinhas alumínio: posso tampar com a tampa dela mesmo e congelar assim? E pra descongelar: levo direto do freezer para o microondas ou tem que tirar do freezer, deixar descongelar sozinho e só depois aquecer? Obrigada

  4. Olá!
    Adorei o site!

    Mas surgiu uma dúvida. Em outras fontes, existe a recomendação de que a torta salgada de massa podre não deve ser congelada por mais de 3 semanas. Aqui, vocês recomendam até 3 meses para massas salgadas. A massa que uso não leva ovo mas leva leite.
    Como estou planejando vender artesanalmente as minhas tortas, fiquei em dúvida. Será que vocês podem me ajudar?

    Obrigado!

  5. Olá! Fiz um empadão na terca-feira, mas o cliente só vai querer para o sábado. Posso deixar na geladeira? Se eu for congelar, na hora de descongelar, eu deixo na geladeira descongelando e asso com papel alumínio por cima? Fica bom? Estou com medo de diminuir muito a qualidade do produto. Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest