Técnicas de congelamento e descongelamento – Sobremesas e docinhos de festa

Congelamento e descongelamento de sobremesas e docinhos de festaCongelamento

Musses

As musses normalmente congelam bem. faça receitas que levam claras + creme de leite + gelatina ou ainda leite condensado + gelatina + claras. Bata bem as claras para não soltar água no descongelamento.

Calcule 150 ml por pessoa.

No caso das gelatinas, puras não congelam bem, mas com a adição de açúcar não tem problema. Calcule 1 colher (sopa) de açúcar, glucose de milho ou mel para cada caixinha.

Hoje, existem inúmeros potinhos de plástico individuais para musses. São práticos e congelam rapidamente. Mas se quiser, congele a musse inteira em embalagens de plástico rígido.

Doces à base de ovos

Papos de anjo – congele na calda ou passados em açúcar cristal, em forminhas.

2 por pessoa

Fio de ovos – em calda ou sem. 1 kg = 36 gemas. Congele em embalagem plástica ou saco plástico.

Quindim – inteiro ou individual. Pode ser congelado em embalagem descartável de plástico ou pode ser assado em formas descartáveis de alumínio e retirados só após o descongelamento. Calcule 1 médio por pessoa.

Sobremesas com frutas

Algumas frutas como maçã e pera dão um melhor resultado no congelamento se estiverem cozidas.

Pavês

Congelam bem e podem ser congelados em embalagens individuais. Não embeba demais o biscoito pois tendem a amolecer demais. Coberturas à base de claras ficam ótimas quando combinadas com creme de leite.

Calcule 200g por pessoa.

Docinhos de festa

Congele já pronto, em forminhas de alumínio ou papel. Use caixa de papelão envolvidas em saco plástico. Pode fazer até 3 camadas separadas por plástico. Evite congelar docinhos passados no glaçúcar. Doces tipo “fondant” e caramelados podem ser congelados, mas retire 1 hora antes de usar, para não começar a melar.

Calcule 5 a 7 docinhos por pessoa.

Pudins

Pudins com calda caramelizada e assados congelam bem. se quiser, congele na forma que assou, vedando bem ou caramelize uma embalafem descartável de alumínio e asse o pudim direto na forma. Não estoque por período longo pois pode desandar.

Pudins e manjares cozidos à base de maisena tendem a desandar.

Tempo de estocagem

DOCE COM FRUTAS

4 meses

DOCE COM OVOS                        Até 6 meses
MUSSES

4 meses

PAVÊS

4 meses

DOCINHOS

4 meses

PUDINS

2 meses

 Descongelamento

De preferência descongele os doces em refrigerador. Se quiser apressar o descongelamento deixe no máximo por 2 horas em temperatura ambiente, ainda embalados.

Fonte: Guia Prático de Congelamento e Descongelamento – Consul

11 pensou em “Técnicas de congelamento e descongelamento – Sobremesas e docinhos de festa

  1. oie boa tarde vi as tecnicas de congelamento muito bom principalmente o tempo que dura.eu faço tortinhas para vender e faço de castanha,confetis,limão e maracujà e gostaria de saber se especialmente a de castanha quanto tempo posso deixar congelada? a embalagem que uso são todas para tortas.e que eu tenho duvidas sobre a de castanha obrigada

    1. Boa tarde, Ana Maria. Entendo sua preocupação ao congelar as tortas de de castanhas, pois a mesma tende a ficar rançosa se congelada por muito tempo. Lhe aconselho a fazer o teste sempre deixando uma por um tempinho a mais pra ver qual o tempo ideal que elas suportam no seu freezer.
      Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest