Técnicas de congelamento e descongelamento – Bolos

Dicas de como congelar boloCongelamento Os bolos simples, tipo lanche, devem ser embalados em papel-alumínio e saco plástico para não ressecar. Os bolos podem ser recheados com geleia, creme de maisena com leite condensado. Recheio à base de ovos, creme de manteiga e chantilly. Bolos decorados com cobertura à base de manteiga, marshmallow e chantilly congelam bem. Congele-os em embalagens próprias de plástico, do tipo descartável ou leve os bolos ao freezer, sem embalagem até endurecer, depois envolva em saco plástico e congele. Não congele bolos com recheios de frutas, ao descongelar a textura muda e o sabor fica acentuado. Calcule 150g a 200g por pessoa. Tempo de estocagem
BOLO SIMPLES

4 meses

BOLO RECHEADO

8 meses

BOLO DE FRUTAS                     Até 12 meses
BOLO DECORADO

4 meses

 Descongelamento Os bolos simples podem ser descongelados em temperatura ambiente ainda embalados ou podem ser levados ao forno, envoltos em papel-alumínio por 15 minutos para ficarem quentinhos. Os bolos decorados se forem congelados em saco plástico, devem descongelar em refrigerador, sem usar a embalagem. Retire do refrigerador somente após o descongelamento total. Do contrário, vão umedecer.

87 respostas para “Técnicas de congelamento e descongelamento – Bolos”
  1. Olá, boa noite. Sábado (24 de maio) foi meu aniversário. Compramos 2 bolos, ambos de chocolate… mas comemos somente um e o outro tinha morangos por cima, nós deixamos no congelador e acabamos esquecendo e agora queremos comê-lo como faço para descongelá-lo inteiro e sem que derreta e a fruta continue gostosa?

    1. Boa noite! Clara o bolo deve ser descongelado na geladeira. Mas, o morango ao descongelar fica aguado, não tem jeito.

  2. encomendei um bolo de brigadeiro com morango fresco, para o meu filho, só que ele foi viajar, como faço para congelar o bolo ate que ele volte.

  3. Não sou boleira profissional, portanto minha amiga irá se casar agora em julho, e farei seu bolo de casamento, que ela quer congelar um pedaço para comemorar com o marido um ano de casados. A massa é de pão de ló de leite fervendo e são três recheios de leite moça (2 recheios com ele cozido e o do meio o leite moça com coco ralado – tipo beijinho), a cobertura é de claras de ovos com açúcar e coco ralado fino ( ralado na hora).Pode ser congelado normalmente? Não há perigo de deterioração? Disseram a ela que há um produto próprio para ser colocado em bolos que irão ser congelado por um ano, sabe me informar. Obrigada pela atenção. Abraços. Maria Lucia.

  4. VOU FAZER UM BOLO SALGADO- RECHEIO DE FRANGO – BETERRABA – AZEITONAS E COBERTURA DE PURE DE BATATA COM BATATA PALHA POR CIMA. POSSO CONGELAR?

    1. Ana, eu não aconselho o congelamento.

  5. Olá, estou fazendo bolos para vender embalados no papel aluminio, e a demanda está aumentando. Já faço a pratica do congelamento no de coco, embrulhando os pedaços e coloco em uma vasilha com tampa, posso fazer da mesma forma o bolo de chocolate com calda de brigadeiro e o de cenoura com chocolate?

    1. Oi Brenda. Sim, pode congelar os bolos, embrulhe-os em papel filme aderente ou papel alumínio e congele-os em sacos fechados sem ar. Assim, será conservado por 3 meses. Para descongelar, basta deixar em temperatura ambiente, ainda embalado, por cerca de 2 horas.

  6. Olá… estou com um casal de noivos do Pará que deseja um bolo de casamento que fique congelado durante um ano. Dizem que é tradição e que da sorte aos noivos. Porém não conheço nenhum tipo de bolo que possa ser congelado durante tanto tempo. Alguma sugestão???

    att: Fernanda

    1. Fernanda, provavelmente um bolo congelado por 1 ano vai alterar a textura e o sabor, mas percebo que nesse caso o que conta é a tradição. Aconselho evitar um recheio com creme de leite e amido de de milho, que são os mais perecíveis e viva a tradição! Um abraço e volte sempre.

  7. Gostaria de saber se posso cogelar uma torta decorada com creme de chatily feito com creme de leite fresco

    1. Oi Marilia, pode congelar sim. Obrigado pela visita e volte sempre.

  8. Bom dia!! quero fazer um bolo de chocolate com recheio de brigadeiro e mousse, qual o processo de congelamento? e descongelamento? e depois de descongelado, o sabor não se altera?

    1. ahh e para fazer bolo recheado embrulhado, também posso congelar para depois desconglelar já pronto para servir?

      1. Pode sim, Geisa. Obrigado pela visita e volte sempre.

    2. Geisa, você pode sim congelar o bolo. Siga as dicas de congelamento de bolo acima e para descongelar deixe na geladeira por 4 horas. Pode ser congelado por até 3 meses. Muito obrigado por nos visitar e volte sempre.

  9. Meu filho se casou sábado e o bolo nem foi cortado ( havia outro). , então este bolo tem 3 k , recheado com mouse de chocolate branco e preto, e coberto com pasta americana. Gostaria de servi-lo na páscoa, deixei em uma geladeira que quase não abra , de sábado até hoje, agora embrulhei com papel alumínio e depois papel alumínio. Está certo??

    1. Maria Fernanda, o seu bolo pode ser armazenado na geladeira por cerca de 48 horas ou congelado por 30 dias, este é o prazo máximo para não alterar o sabor do bolo. Para congelar o bolo, parta em porções individuais, embrulhe em papel alumínio e congele. Um abraço e volte sempre!

  10. Boa noite. Poderia me ajudar, como faço e se poderei congelar um bolo de mousse? Chantily creme de leite fresco batido,depois misturei chocolate derretido. Obrigada

    1. Rosana, você pode congelar sim. Lembres-e que recheios à base de creme de leite tem validade curta, cerca de 4 meses.

  11. Oi gostaria de fazer um curso de apefesoamento de bolo massa …so que eu nao moro no brasil;como posso fazer.

  12. Posso congelar bolo decorado com glecê real ? se sim, por quanto tempo ?

    1. Marta, o glacê mármore pode ser congelado em recipientes bem lacrados por até 1 mês, mas isso se for sobra do bolo. Eu não aconselho congelar o bolo inteiro antes da festa. Obrigado pela visita e volte sempre.

  13. amiga boa noite preciso da sua ajuda preciso fazer um bolo no sexta feira costumo fazer de um dia para o outro coloco so o recheio e deixo no frizzer mas sem plastico sem proteção nem uma so forro a forma que deixo o bolo no outo dia tiro ele e deixo fora da geladeira para descongelar mas ele fica muito agrado na hora deu confeitar e que eu não tenho muito pratica amiga, se você puder mim ajudar por favor mim ajude lhe agradeço deste ja se puder mande por emaeil. uma forte abraço.

  14. Boa tarde, tenho feito alguns cursos de tortas, mas a dúvida é sempre a mesma: Apesar de ter lido as respostas acima,preciso saber claramente a técnica de congelar,porque tenho recebido algumas encomendas e sozinha não estou dando conta de preparar tudo no dia.
    Torta de chocolate, brigadeiro,de morango,de abacaxi,de amendoim e aquela famosa com Kitkats, podem ser todas congeladas da mesma forma? Elas podem estar totalmente finalizadas (recheadas,pitangadas,com ganache por cima, etc) e serem congeladas naquelas caixas de acetato que compramos(prato e tampa)? Esta técnica que vocês explicaram sobre colocar num saco depois de congelada me deixou dúvidas.Não vai agarrar tudo no saco? Ou o melhor é congelar todas as tortas já recheadas e só na hora finalizar? Obrigada.

    1. Helena, os bolos só serão colocados em saco plástico depois de congelados, por isso não tem perigo de grudar. Não aconselho congelar bolo com recheio de frutas frescas, pois ao descongelar irá aguar. Um abraço e volte sempre!

  15. Olá boa noite… o aniversario do meu filho será comemorado na data de amanhã porem está chovendo muito já adiei … o problema é que o bolo já foi encomendado… por favor como devo proceder para congelá-lo???Ele ficará aguado??? o bolo é de leite ninho a cobertura é a mesma do recheio e salpicado com chocolate branco.Muito obrigada…urgente

    1. Luciana, pode congelar sem problemas. Um abraço e volte sempre!

  16. Bolos recheados com chocolate. O famoso bolo de palito, pode ser congelado? Obrigada!

    1. Estefane, Congele-os em embalagens próprias de plástico, do tipo descartável ou leve os bolos ao freezer, sem embalagem até endurecer, depois envolva em saco plástico e congele. Obrigado pela visita e volte sempre!

  17. Oi, Gostaria de saber como eu faço para congelar um Bolo-Gelado. Como faz? Grata
    HáàSilva*

    1. Hadassa, veja o post acima. Vai lhe ajudar.

  18. Boa noite…como devo descongelar os bolos de frutas?? Obrigada

    1. Boa noite! Silmara, bolos com recheio de frutas não devem ser congelados. Mas, se você congelou, descongele-o no refrigerador. Muito obrigado pela visita, volte sempre!

  19. Posso congelar bolo confeitado c pasta americana?

    1. Ludmila, não recomendamos o congelamento, pois a pasta americana quando descongela, perde a textura porque tende a transpirar. O ideal é congelar o bolo sem a cobertura. Muito obrigado pela visita. Volte sempre!

  20. posso congelar um bolo confeitado inteiro? sem ser em pedaços? Como faço?

    1. Jeane, Bolos decorados com cobertura à base de manteiga, marshmallow e chantilly congelam bem. Congele-os em embalagens próprias de plástico, do tipo descartável ou leve os bolos ao freezer, sem embalagem até endurecer, depois envolva em saco plástico e congele. Os bolos decorados se forem congelados em saco plástico, devem descongelar em refrigerador, sem usar a embalagem. retire do refrigerador somente após o descongelamento total. Do contrário, vão umedecer.
      Um abraço e volte sempre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não sou um robô