O que é congelamento

O que é congelamentoO congelamento é um dos vários tipos de conservação de alimentos e é o que mantém o alimento mais próximo do seu estado natural com o mínimo de perda na cor, pureza e textura, mantendo suas propriedades nutritivas. A função dele é baixar a temperatura do alimento a um ponto onde as mudanças químicas são reduzidas e os micro-organismos ficam inativos. Desta forma, a deterioração dos alimentos é retardada.

Vantagens do congelamento

Economia de tempo – com apenas uma compra pode-se abastecer o freezer por períodos superiores a um mês. Além disso, as preparações das refeições com antecedência permite às pessoas que têm uma vida agitada ou que trabalham, preparar um cardápio para vários dias.

Economia de dinheiro – fazer compra em grandes varejistas e aproveitar ofertas de produtos a preços mais baixos. A conservação dos alimentos é fundamental para que o ganho na hora da compra não seja perdido. Também é uma forma de evitar o desperdício, pois, é possível adequar as porções de acordo com o consumo.

Praticidade – com o freezer cheio é possível atender as necessidades da casa, seja na hora de preparar uma refeição, ao receber uma visita inesperada, pois com o auxílio do micro-ondas, rapidamente pode-se preparar algo sem que se desgaste. Também é possível consumir alimentos de safra, como morangos, alcachofras, etc. fora da época.

Dietas especiais – para pessoas que necessitam de alimentação especial, as porções já podem ser congeladas evitando que se tenha de preparar várias vezes o mesmo tipo de alimento.

Valor nutritivo – o congelamento não afeta o valor nutritivo dos alimentos: quanto menor a temperatura, melhor será a retenção dos nutrientes. Mas, para isso, é preciso observar as regras básicas do congelamento. No caso das vitaminas, é o método de conservação que menos altera o valor vitamínico, mas evite a ação da luz e do ar durante o congelamento. Na técnica de branqueamento, obedeça aos tempos e resfrie os vegetais o mais possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest