Use o relógio: usá-lo durante o dia vai melhorar muito sua capacidade de avaliar o tempo.
Faça o trabalho completo de uma vez: quando fazemos apenas parte dele, nossa lista de coisas a fazer se torna muito maior
Preste atenção: podemos estar tão apressados que fazemos as coisas sem prestar atenção e depois não conseguirmos lembrar o que fizemos.
Repense o que diz: pare de falar que não tem tempo. Lembre-se: você acredita no que ouve e se ouvir dizendo essas frases, vai acreditar nelas.
Diga “não”: aprender a dizer “não”, ao menos de vez em quando, significa que você está reconhecendo sua necessidade de ter mais tempo disponível.
Não assuma responsabilidades demais: deixe que outra pessoa faça isso. Essa atitude pode ajudá-lo a economizar tempo.
Ocupe apenas 75% do seu tempo: você tem que se permitir fazer coisas inesperadas.
Pare de fazer listas mentais: tentar lembrar de tudo é um grande erro. Provoca uma bagunça mental e diminui sua capacidade de realizar outras tarefas.
Anote tudo: pode ser em um caderno que você possa carregar. Isso ajuda a recuperar o controle que você tem sobre seu tempo.
Pare de reescrever suas tarefas: se ela precisa ser reescrita no final do dia, é sinal de que está muito longa ou você está anotando itens errados.
Separe a sua lista de afazeres em três partes: urgente, importante e se sobrar tempo. É um jeito simples de realizar as tarefas sem se pressionar muito.
Delegue o máximo de tarefas domésticas: embora a outra pessoa faça a tarefa de um jeito diferente do seu, ela cumprirá e lhe deixará com tempo livre.
Faça pausas durante o dia: assim, você pode recarregar as baterias e desempenhar melhor a próxima tarefa.
Planeje as refeições em casa: crie um esquema assim: segunda-feira pode ser dia de massa; terça, de picadinho; quarta, de frango e assim por diante.
Tente cumprir primeiro as tarefas que menos gosta: assim, o que você tiver que fazer ao longo do dia será mais prazeroso.
Drible as interrupções: ao ser interrompido, anote onde parou com a tarefa para recomeçá-la corretamente.
Não dê seu número de celular para todo mundo: o excesso de mensagens ou ligações tira a concentração e lhe obriga a fazer várias coisas ao mesmo tempo.
Guarde o que tiver de melhor e livre-se do resto: assim, você evita a bagunça e o acúmulo de objetos, que podem dificultar sua rotina.
Coloque os objetos que você usa diariamente num lugar acessível: isso inclui bolsa,celular, chaves, carteira, crachá da empresa, etc.
Pare de se comparar com os outros: ao agir assim, você está desperdiçando um tempo que poderia usar de maneira produtiva.
Deixe um comentário