Como planejar o seu orçamento para não entrar no vermelho

planejar-orçamentoVeja algumas dicas práticas que vão ajudar a controlar as finanças do cotidiano. Elas ajudam a colocar o orçamento em ordem e fugir do vermelho:

Faça uma planilha

Visualizar o plano geral ajuda a motivar e a identificar as despesas mensais de pequeno valor – aparentemente irrelevantes, mas que são as grandes vilãs do orçamento quando somadas ao longo do mês.

 

Relacione todas as fontes de recursos financeiros e todos os gastos mensais

Não se esqueça de gorjetas, cafés no meio do dia, etc. Geralmente, os orçamentos estouram porque pequenos valores – desprezados durante o mês – acabam se tornando dezenas ou centenas de reais no balanço final.

 

Identifique as possibilidades de redução de gastos e estabeleça limites para os não programados

Algumas despesas não são controláveis, como aluguel, impostos, escola e plano de saúde, mas outras podem ser otimizadas, como lazer e vestuário.

 

Saiba exatamente o preço da sua sobrevivência mensal

Aqui, mais uma vez, não se esqueça da regra de ouro: seu padrão de vida deve ter um custo inferior a sua renda. Para manter-se, gaste, no máximo, 90% da renda líquida.

 

Invista o dinheiro que sobra

Se você gastar menos do que ganha, poderá investir a diferença. Pode ser uma poupança para viagem ou para comprar um carro, por exemplo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest