Como limpar os eletrodomésticos

Como limpar os eletrodomésticosEletrodomésticos não duram para sempre. Porém, você sabia que, se limpá-los corretamente, é possível aumentar a sua vida útil? A ação do tempo é um dos principais vilões, mas usar o produto errado na limpeza ou deixar o acúmulo de sujeira em lugares de difícil acesso também prejudica o funcionamento de fogões, geladeiras, micro-ondas e demais equipamentos. Por isso, preparamos algumas dicas importantes no cuidado da sua cozinha.

 

Fogão

Se a sujeira ainda não estiver grudada, é só passar o pano úmido com um multiuso, diretamente na área. Caso já existam manchas, aplique o produto e deixe agir durante um minuto. Em seguida, passe um pano úmido na superfície e, por fim, seque com outro pano limpo e seco. Utilize o mesmo procedimento para retirar aqueles queimados que ocorrem quando a comida cai sobre o fogão.

 

Forno

Primeiro, certifique-se de que ele esteja frio. Em seguida, passe uma esponja macia com produto desengordurante e um pouco de água. Finalize com um pano úmido. Para limpar o vidro por fora, use limpa vidros.

 

Micro-ondas

Para amolecer a sujeira e a gordura, coloque na parte interna um copo com água e rodelas de limão, deixando aquecer durante um minuto. Espere mais três minutos para que o vapor ajude a amolecer as sujeiras depositadas nos cantos, que podem prejudicar o funcionamento do eletrodoméstico. Complemente a limpeza com um pano úmido. Depois passe um pano seco para finalizar a limpeza.

 

Máquina de lavar

De dois em dois meses lave a máquina acrescentando meio copo americano de amoníaco na água. O equipamento executa todas as funções do ciclo com a sua capacidade máxima. Depois, repito a operação sem o amoníaco.

 

Geladeira

Antes de iniciar a limpeza, desligue o equipamento e certifique-se de que esteja fora da tomada! Retire tudo e passe um pano com o produto multiuso do lado de dentro para retirar a sujeira. Lave as prateleiras e as gavetas na água corrente. Se a geladeira não for de inox, passe um pouco de desengordurante para ajudar a prevenir a aderência de resíduos.

 

Liquidificador

Coloque água morna e detergente, no copo do liquidificador. Depois, é só ligar. Caso ainda tenha sobrado restos de alimentos no aparelho, desmonte o copo e limpe os cantinhos com uma escova de dentes.

 

Sanduicheira

Desligue o aparelho da tomada e espere a chapa esfriar antes de começar a limpar. Umedeça os restos de comida e retire-os com o auxílio de uma esponja. Use apenas a parte macia para não estragar a área antiaderente. Para os cantinhos, jogue um pouco de água na sujeira e, mais tarde, remova-a com uma escova de dentes.

 

Batedeira

Use água morna e detergente, nas partes removíveis do aparelho, mas não molhe o corpo, pois nele fica o motor. Essa parte do equipamento deve ser limpa apenas com um pano umedecido e um pouco de detergente. Depois, passe um pano limpo para secar bem.

 

Espremedor de frutas

Existe um truque para evitar manchas que aparecem no aparelho (por conta da acidez da laranja e do limão). Deixe as peças de molho em uma solução de água morna e um pouco de detergente. Isso ajuda na remoção de pedaços de sujeira que podem ter grudado ali. Mas uma dica boa é sempre lavar logo depois de usar, para facilitar o trabalho.

 

Cafeteira

Ligue o aparelho e deixe uma solução de água com bicarbonato de sódio passar pelo coador, como se estivesse fazendo café. Para eliminar as manchas de café que ficam na jarra de vidro da cafeteira, use uma esponja com detergente. Depois, enxágue e seque com um pano. Lembre: não deixe o café durante muito tempo no recipiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest