Dicas para manter o sofá limpo

Como limpar o sofá em cas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cada sofá pede um produto de limpeza, desde produtos específicos a produtos caseiros, dependendo do tecido e o tipo de sujeira.

Sofá de tecido

Retire a poeira com aspirador de pó. Caso ele esteja com manchas, é recomendável passar um pano limpo e seco ou papel toalha absorvente sem esfregar o tecido na hora do incidente. Alguns tecidos têm indicação de lavagem a seco, é preciso verificar. Quando não retirar as manchas, basta usar um solvente ou uma mistura de 1/4 de copo de detergente com 1 copo de água morna. Para esta solução caseira, deve-se usar uma escova com cerdas macias e para enxaguar um pano úmido. A limpeza correta do sofá de tecido deve ser concluída por empresas especializadas. Essa limpeza é necessária, pois a limpeza será feita de forma correta e completa evitando que o sofá se manche ou se danifique.

Sofá de couro

Limpe com pano umedecido com água, assim é possível manter o seu brilho. A secagem feita com outro pano limpo de algodão.

Sofá de camurça

A limpeza deve ser feita com um aspirador de pó e em caso de manchas, deve-se usar um pano de algodão limpo, umedecido com água e sabão neutro. É preciso retirar o sabão após a lavagem com um pano com água fria e deixar secar naturalmente.

Sofá de vinil

Tire o pó com um pano úmido e sabão neutro e depois passe um pano seco. Para tirar possíveis manchas, use um pano com álcool ou esfregue um pouco de bicarbonato de sódio.

Sofá de tecidos como chenille

Tire o pó com aspirador e para uma limpeza mais profunda, prepare uma mistura com 1/4 de copo de detergente neutro de lavar louça para 1 copo de água morna, faça espuma e passe no tecido com uma escova de cerdas macias. Em seguida, passe um pano úmido para enxaguar. Se o tecido pede lavagem a seco, esse passo a passo não deve ser feito.

Sofá impermeabilizado

A impermeabilização é um processo que consiste na aplicação de produtos que no caso de fibras fecham a trama de forma que não haja absorção de líquidos, sejam eles água ou outros fluidos. Ou seja, cria uma película protetora,  um método muito aplicados nos sofás. Quem possui um sofá com esta característica deve ter cuidado. A limpeza deve ser feita apenas com água, sem recursos adicionais, do contrário, ele pode ter a necessidade de ser impermeabilizado novamente.

Cuidados na hora da limpeza

Algumas dicas caseiras ajudam na hora de retirar algumas manchas. Mas antes de aplicar qualquer produto, seja industrial ou caseiro, é sempre recomendável testar em alguma parte não visível do móvel, assim é possível saber se o produto pode descolorir o revestimento do sofá.

O que não usar

Não use produtos que contenha cloro, sabão em pó e demais produtos de limpeza. Se tiver dúvidas do que usar, utilize detergente líquido neutro ou um produto específico para limpeza de estofados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest