Conheça os perigos da maquiagem vencida

Conheça os perigos da maquiagem vencida Diga a verdade: quantas vezes você já olhou para o prazo de validade de produtos de maquiagem? Poucas, não é? Muitas mulheres não se preocupam com isso e nem checam a procedência de lápis de olho, batom sombra… No entanto, as consequências em usar produtos vencidos, estragados ou com substâncias inadequadas podem ser desastrosas. Fique atenta a essas dicas para não cair nessa armadilha:  
  • A maquiagem é um produto com prazo de validade, por isso estraga como qualquer outro produto. A data de validade deve ser respeitada. Por mais que você adore a cor daquele batom velhinho, é melhor não arriscar. Normalmente, na composição da maquiagem há substâncias orgânicas e inorgânicas. Os produtos inorgânicos (como lápis e pó facial) não se decompõem com o tempo e podem ser usados por um período maior. Já os produtos com substâncias orgânicas se decompõem com o passar do tempo e podem causar irritação na pele. Toda maquiagem em creme (sombra, batom, corretivo, base) têm substâncias orgânicas em sua formulação. É por isso que se deve sempre observar a data de validade dos produtos.
 
  • Para saber se a maquiagem está estragada preste atenção as principais características do produto: consistência, odor, cor e também se há alguma diferença quando você o toca. Se houver alguma alteração suspeita descarte-o. Além disso, se a maquiagem apresenta um cheiro ácido, indica que o processo de decomposição já começou. Mas isso só vale para produtos que não são originalmente ácidos (como batom com cheiro de frutas).
 
  • Maquiagem vencida pode causar inúmeros problemas, desde irritabilidade na pele até uma dermatite de contato. Por isso, é sempre melhor prevenir. É importante destacar que há diferença entre  alergia  e irritações. Para saber se você é alérgica a algum produto, observe se ele causa alguma irritação na sua pele desde a primeira aplicação. Se não tiver nenhum problema, use-o normalmente. Mas se você sempre passou um tipo de maquiagem e ela apresenta características estranhas, aí sim pode causar irritação na pele.
 
  • Geralmente a maquiagem pode ser usada, no máximo, por um período de dois anos. Para prolongara vida útil dos produtos orgânicos use uma espátula ou pazinha para passar a maquiagem em creme, como sombra e base. Isso evita o contato dos dedos, que pode contaminar o produto com bactérias, apressando a sua decomposição. Já para os batons, que normalmente tem uma vida útil mais curta, também convém utilizar espátulas. Outras atitudes também podem prolongar a vida útil dos produtos: não deixe a maquiagem ao sol e evite locais úmidos. Mantenha-os em lugares secos e ventilados.
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não sou um robô