Como aproveitar melhor sua ida ao supermercado

Como aproveitar melhor sua ida ao supermercado

Como aproveitar melhor sua ida ao supermercadoFazer supermercado é uma atividade que você tira de letra? Pode ser, mas nem por isso deixe de lado alguns truques importantes na hora de ir as compras. Você pode abastecer sua despensa quase todo dia, toda semana ou uma vez por mês, mas os cuidados na hora de escolher o que vai servi para a sua família valem para todas.

Observe o estabelecimento

Não importa se você faz suas compras no mercadinho perto de sua casa ou em uma grande rede de supermercados. É fundamental que a higiene do piso, das gôndolas e das prateleiras estejam em dia. Uma boa iluminação também é fundamental. Nos estabelecimentos onde há padaria e açougue,  observe a higiene das instalações e se há insetos nos locais de acondicionamentos. Os funcionários devem estar uniformizados, utilizar luvas e toucas durante a manipulação dos alimentos e ter por perto um local para higienização das mãos.

Frutas, verduras e legumes

Na hora de escolher frutas, verduras e legumes, observe se não estão murchos, muito moles, escurecidos ou com bichinhos. Procure se informar se a reposição dos alimentos é diária, e confirme o horário de entrega. Assim você pode se programar para ir às compras nesses horários e levar tudo bem fresquinho.  Aproveite e veja a procedência dos alimentos.

Leve 3 pague 2

Olho vivo com as promoções. Elas provocam um impulso para comprar grandes quantidades de alimentos que podem nem mesmo estar na sua lista de compras. Geralmente os produtos em promoção estão com a data de validade próxima e precisam ser consumidos logo. O erro está em querer aproveitar o preço baixo e levar uma quantidade extra. Assim o alimento pode acabar estragando e indo para o lixo.

Programe suas compras e evite surpresas

Procure ir ao supermercado com uma lista de produtos básicos e indispensáveis.  Se sobrar uma folga no orçamento, aí sim pode cometer algum capricho. Com planejamento, você não corre o risco de levar um susto ao passar as compras no caixa. Além disso, organizar os itens por necessidade e gênero é sinônimo de economia de tempo e dinheiro.

Enlatados

Os enlatados, apesar de práticos, contêm muito conservantes que fazem mal à saúde. Se não puder evitar esses alimentos, fique atenta às embalagens. Não compre se a lata estiver amassada ou enferrujada, pois o alimento pode estar deteriorado por causa das fissuras na lata, que liberam substâncias tóxicas.

Congelados e resfriados

Produtos congelados devem estar realmente congelados (duros) e os resfriados devem ser mantidos a uma temperatura abaixo de 10°C. se os alimentos estiverem dentro desses padrões, significa que as câmaras e congeladores ficam ligados, conservando corretamente os alimentos.

Laticínios

Tome cuidado ao comprar queijos e iogurtes. Se estiverem com a embalagem estufada, significa que há fermentação e que o alimento está impróprio para consumo.

Carnes e peixes

As carnes vermelhas devem ter aspecto saudável. Se a cor estiver muito viva, isso indica que há conservante, que são prejudiciais à saúde. Muito cuidado também ao escolher peixes. Observe se os olhos estão brilhantes e a pele firme. Se ao colocar o dedo e afundar, não está bom para consumo.  Para qualquer tipo de carne é muito importante conferir a procedência, as condições de armazenamento, além do carimbo do Serviço de Inspeção Federal (SIF), responsável pelo controle de qualidade de carnes e controle de zoonoses.

 Hábitos que você deve ter ao comprar qualquer produto

  • Ao comprar verduras, observe se as folhas caem com facilidade. Se isso acontecer já não está tão verdinha.
  • Fique atenta ao prazo de validade e às condições da embalagem.
  • Leia os rótulos. Eles contêm informações nutricionais muito importantes, como a quantidade de calorias, a quantidade de sódio e o tipo de gordura do alimento.

No comments yet.

Deixe uma resposta

Qual a resposta? *