Regras para um congelamento perfeito

Regras para um congelamento perfeitoTemperatura

O congelamento, solidificação da água presente nos alimentos, se dá entre 0° e -4°C, devendo se o mais rápido possível. Se o congelamento for lento, haverá formação de grandes cristais de gelo que irão danificar as células dos alimentos resultando em um alimento de má qualidade. Para que isso não aconteça, é preciso usar um FREEZER, que é a designação de um congelador que opera a -18°C, no mínimo. Dessa forma, o congelamento dos alimentos demora em média para cada 500g:

1 hora – líquidos, pães,carnes, aves, laticínios, vegetais, frutas, bolos;

2 horas – pratos prontos, peixes, peças de carne e pratos com açúcar.

Capacidade do freezer/armazenamento

Evite colocar mais do que 10% da capacidade do freezer por vez, em um período de 12 horas para que a temperatura não oscile e propicie a formação de cristais de gelo. Lembre-se que esta recomendação não é necessária para alimentos que serão levados ao freezer já congelados. Os alimentos devem ser levados ao freezer já resfriados e distribuídos de maneira uniforme, nas gavetas/cestas, sem amontoar. Depois de congelados podem ser empilhados. Evite congelar alimentos frescos junto aos congelados. Utilize compartimentos separados.

Limpeza

Para evitar cristalização e oscilação de temperatura, o freezer deve estar livre de gelo. Para evitar isso, não abra o freezer muitas vezes por dia.  Isto evitará maior penetração do ar ambiente, cuja umidade condensada provoca o excesso de gelo.

Quando for limpar o freezer, escolha uma época que ele esteja com poucos alimentos. Use água e bicarbonato de sódio e uma esponja macia umedecida. Se quiser usar sabão, utilize o tipo neutro, e retire bem o excesso com um pano úmido. Passe os alimentos congelados para o congelador da geladeira ou coloque em geladeira de isopor. Depois de limpo e seco, ligue e deixe 2 horas sem abrir para que a temperatura se estabeleça. Recoloque os alimentos e evite abrir nas próximas 2 horas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest