30 ideias de atividades para fazer com as crianças nas férias

30 ideias de atividades para fazer com as crianças nas férias

30 ideias de atividades para fazer com as crianças nas férias As férias estão chegando, você não vai viajar e não sabe o que fazer com as crianças dentro de casa? Quer ideias para sair da rotina e aproveitar bastante esse tempo de descanso com os filhotes sem sair de casa? Esse é um tempo para brincar e muito!  Listamos abaixo 30 sugestões muito divertidas e fáceis do que fazer com eles no quarto, na sala, no quintal, no condomínio do prédio…

1 – Adivinhação

A brincadeira do ‘o que é o que é’ costuma ser muito apreciada pelos pequenos. Pegue uma lista de adivinhações, possível de se encontrar até pela internet.

2 – Dança das cadeiras

Coloque cadeiras em roda, sempre um número a menos do que a quantidade de crianças participantes. Ponha uma música para tocar. Quando a música parar, cada criança deve sentar-se em uma cadeira. Quem não conseguir sentar, está eliminado. Vai assim até sobrar apenas uma cadeira e duas crianças. Dessas últimas, quem sentar primeiro ganha o jogo.

3 – Continuar a história

A brincadeira consiste inventar uma história estimulando a imaginação dos pequenos. Um deles começa a contar uma história e ao sinal, que pode vir de um adulto ou de outro participante, a criança ao lado continua a narração e vai assim, na sequência, até terminar o número de crianças. Quando não tiverem muitos participantes, pode ir mudando de ‘autor’ a cada minuto.

4 – Quebra-cabeças

Esta atividade desenvolve a concentração e a inteligência espacial. Escolha os quebra-cabeças de acordo com a idade e o gosto das crianças. Atualmente há vários tipos de quebra-cabeças baseados em personagens de histórias infantis.

5 – Mímica

A brincadeira pode ser feita com no mínimo quatro crianças. O objetivo é adivinhar qual é a palavra, apenas através de gestos, dividindo os pequenos em grupos. Um grupo escolhe a palavra e o outro tem que fazer a mímica e descobrir a palavra escolhida pelo adversário.

6 – Caça ao tesouro

A ideia é esconder um prêmio e espalhar ‘pistas’, que podem ser post-it com dicas de como chegar até o tesouro. As dicas devem conter indicações para se chegar à etapa seguinte, na qual a crianças encontrarão uma nova pista. O mais importante é soltar a imaginação e preparar um percurso divertido, o nível de dificuldade vai depender na idade das crianças.

7 – Concurso de desenho

Distribua papel, canetas e lápis de cor. Proponha um tema e depois, peça para que alguns adultos, sem saber o nome da criança que desenhou, dê notas aos desenhos. Depois premie o ganhador.

8 – Piquenique

Junte os amigos da escola, do bairro ou do prédio (ou só você e o seu filho mesmo) e promova um piquenique. As crianças podem ajudar a preparar os quitutes e os convidados também colaboram levando os alimentos e bebidas que mais gostam para compartilhar com os colegas.

9 – História em quadrinhos

Os gibis fazem parte das suas lembranças de infância? Então, não seria legal passar um tempo com os seus filhos desenhando histórias em quadrinhos? Pensem nos personagens, deem nomes a eles e imaginem enredos curtinhos. Vai ser uma diversão!

10 – Banho de chuva

Chuva combina com criança feliz! Começou a pingar? Deixe as crianças livres para brincar e correr. A sensação de liberdade é maravilhosa e você pode entrar na brincadeira também. Por que não?

11 – Aplicativos, jogos online e sites educativos

Toda família sabe que é importante controlar o tempo das crianças em frente às telas do computador e dos tablets, mas não dá para negar que elas adoram brincar com os aplicativos e jogos online disponíveis. Que tal promover breves competições entre vocês? A turminha vai adorar.

12 – Festa do pijama

Chame alguns amigos da escola, familiares ou vizinhos e promova uma grande festa do pijama. Legal mesmo é quando tem sessão de cinema com pipoca e café da manhã especial no dia seguinte. Confira aqui todas as dicas para deixar a noite mais bacana.

13 – Brincadeiras clássicas

Pular corda e elástico, rodar bambolê, brincar de esconde-esconde e pega-pega… Não esqueça nunca das brincadeiras clássicas infantis. Elas agradam a todas as crianças, nunca saem de moda e podem ser feitas dentro e fora de casa.

14 – Guerra de bexigas

Nos dias de chuva, aproveite para recolher água com ajuda da criança. Depois, quando o sol aparecer, encha um monte de bexigas para brincar com as crianças em um dia de calor. Sim, guerra de balões é diversão certa! E, se você mora em condomínio, pode pedir autorização para brincar na quadra do prédio – assim ninguém reclama e você envolve toda a garotada.

15 – Fazendo arte com argila

As brincadeiras com argila podem durar o dia inteiro. Separe um cantinho onde vocês possam se sujar bastante. A modelagem é uma delícia, a argila é fresquinha e combina com os dias quentes. Depois que a argila secar, é só pintar os objetos montados com tinta guache.

16 – Cozinhando em família

Dizem que a cozinha é o melhor lugar da casa. Se você concorda, leve as crianças para lá com você. Uma dica é pensar em refeições temáticas como o dia do sanduíche, da pizza, das saladas, das frutas. Pais que trabalham podem pedir que os filhos separem os ingredientes durante o dia , para gerar expectativa para o evento. E colocar o seu filho dentro desse processo pode até melhorar o apetite dele.

17 – Brinque de jardinagem e plantação

Crianças que vivem em cidades grandes dificilmente têm oportunidade de ter contato com a natureza. Que tal aproveitar o período sem aula para isso? Pode ser uma plantinha pequena, pode ser uma árvore, pode ser até um feijão no algodão.

18 – Faça bolhas de sabão

A brincadeira diverte e entretém os pequenos até o sabão acabar. Queima energia e ativa a concentração. A mistura pode ser preparada em casa com detergente e água ou comprada já pronta. Com um arame moldado, é possível fazer bolhas gigantes!

19 – Aprenda arte com papel

Basta um jornal velho, bexigas, cola branca e um pincel para criar vários objetos usando a técnica da papietagem. Encha a bexiga e cubra com várias camadas de papel picado coberto pela cola. Depois de seco, pode virar um vaso, uma luminária ou o que a imaginação inventar.

20 – Dê banho nos brinquedos

Além de deixar os brinquedos (e ursinhos) mais limpos, a brincadeira ajuda a criar um senso de responsabilidade pelos objetos.

21 – Acampe dentro de casa

Cabanas de lençol, contar histórias iluminados só por lanternas e o que mais vier à mente.

22 – Observe as estrelas

Pode ser difícil nas grandes cidades, mas na praia ou em cidades menores, é viável. Além disso, visitas a planetários e observatórios são um programa bem interessante.

23 – Brinque de fazer roupas

Uma sugestão é brincar de fazer tie-dye (camisetas hippies cheias de cores). Para isso, basta comprar tintas para tecido e seguir as instruções. Mas se a graça é brincar, pode-se criar roupas com jornais, tecidos, caixas e o que mais a criatividade permitir.

24 – Prepare um desfile de moda

Com as criações próprias ou com combinações do guarda-roupa (da criança ou dos pais), a graça é fazer um evento e pensar em tudo. Local, decoração, figurinos, modelos, trilha sonora, maquiagem e penteado.

25 – Crie seu próprio brinquedo

Vale usar material reciclado, tecidos, espigas de milho e o que mais a imaginação permitir. Não esqueça de pedir ajuda aos mais velhos. Muitos avós tinham o costume de fazer seus brinquedos.

26 – Prepare um telejornal

Que William Bonner que nada! No fim do dia, as estrelas serão as crianças. Vale ser um jornal apresentado ao vivo, ou a exibição do material gravado durante o dia… Mas com que notícias? Pode ser um resumo do dia, das férias, das notícias reais…

27 – Monte peças teatrais

Que tal montar uma releitura de uma peça que vocês assistiram juntos? Ou quem sabe criar uma história nova? Ou ainda sortear papeis em um envelope cheio de personagens (bruxa, encanador, velha, empresário, criança, fada…) e deixar a peça rolar solta? Não se esqueçam de bolar figurinos e cenários. Uma apresentação para a família toda também pode ser uma grande estreia bem legal.

28 – Quizz após filmes

Proponha às crianças assistirem a filmes e depois faça perguntas como: qual é o nome da mãe do personagem principal? Onde se passa o filme? E por aí vai. O ganhador merece um prêmio.

29 – Visite parques e praças e aproveite para explorar a natureza

Conte o número de pássaros no parque próximo de sua casa ou catalogue as árvores do seu bairro. O que importa é explorar a natureza ao seu redor.

30 – Participe de programas culturais

Museus, teatros, cinemas sempre têm opções para as crianças durante as férias. Informe-se e prestigie.

, ,

No comments yet.

Deixe uma resposta

Qual a resposta? *