Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

Como lavar frutas, verduras e legumes do jeito certo

Os alimentos que vêm de cultivos em campos abertos costumam ter micro-organismos e pesticidas que podem colocar a saúde em risco. Há contaminação no contato com solo, adubo, água de irrigação ou fezes de animais presentes no campo. Os orgânicos também precisam ser lavados. Embora sejam cultivados sem o uso de agrotóxicos, não significa que estejam livres de elementos nocivos à saúde.

Mas como saber dentre tantos métodos de limpeza, qual é o melhor? O cloro diluído em água é a solução mais eficaz. Quando higienizamos as frutas e as hortaliças com uma solução clorada, a gente elimina uma carga de bactérias que está por fora desses alimentos e conseguimos retardar o processo de deterioração deles. Isso ajuda na conservação também.

Vamos ao passo a passo na prática?

1 – Antes de lavar as frutas, legumes e verduras, é importante lavar bem as mãos e retirar as partes que estejam machucadas. Depois disso, deve-se seguir os seguintes passos:

2 – Na hora de escolher a água sanitária, é importante conferir se ela tem registro no Ministério da Saúde e se há indicação no rótulo para higienização de frutas e legumes.

É importante lembrar que sempre que se utilizar produtos químicos comerciais próprios para lavar vegetais deve-se ler as instruções da embalagem para respeitar a quantidade a utilizar, evitando que aconteça acúmulo da substância no organismo. Nesse caso, o ideal é seguir as orientações da embalagem.

3 – Para cada litro de água, é indicado usar uma colher (sopa) de água sanitária e deixar de molho por 15 minutos. Em seguida, é preciso enxaguar novamente em água corrente.

4 – Lave frutas e hortaliças separadamente para evitar a chamada contaminação cruzada.

Alimentos com casca precisam passar pela escova ou buchinha (destinada somente para esse uso) para a retirar sujeira superficial. Depois, enxágue em água corrente potável. A água corrente faz com que resíduos de terra, ovos de insetos e lagartas se desprendam das folhas e dos alimentos.

Consumir alimentos crus que não sejam devidamente lavados pode ser perigoso para a saúde devido à quantidade de micro-organismos nocivos e de agrotóxicos presentes na casca dos vegetais, podendo causar problemas como dor de barriga, diarreia, febre e mal estar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest