Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

6 dicas de como enfrentar com leveza a quarentena

São tempos difíceis de quarentena, não há como negar.

O isolamento social já é uma realidade em muitos países. Toda esta situação tem o poder afetar a saúde mental das pessoas, aumentando os níveis de ansiedade, pois fatores desconhecidos e incertos fazem com que todos se sintam inseguros, principalmente em casos como esse, de nível mundial.

Afinal, o que fazer na quarentena? Como utilizar esses dias em casa de forma produtiva para manter a saúde, não só física, mas também mental? Essas são algumas dúvidas de grande parte da população que está em período de isolamento.

Sabemos que ficar em quarentena nesse momento é crucial para saúde de todos. Porém esse período não precisa ser chato e tedioso. Separamos ideias para você passar sua quarentena de forma bastante produtiva.

1 – Aprenda algo novo

Quantas vezes você já reclamou de não ter tempo para fazer algo que gosta? Com certeza agora é o momento de investir naquele hobby de pintar, desenhar, escrever, ler ou aprender a cozinhar.

Apesar das desvantagens do isolamento social, também é uma boa hora para esquecer as desculpas e começar a dar atenção para atividades que você deixa de lado no dia a dia.

A internet disponibiliza conteúdo gratuito. É possível assistir aulas online, fazer cursos online.

Algumas plataformas de ensino online disponibilizaram diversos conteúdos gratuitos durante essa quarentena como é o caso da rede de ensino, Undemy e a Universidade Harvard, nos Estados Unidos. São cursos em diversas áreas como: artes, história, informática, entre outras.

2 – Organize a casa

Faça uma lista de organização mensal, semanal e diária da casa.

Divida a casa em ambientes e estabeleça um dia para organização e limpeza de cada um. Aproveite para retirar objetos, utensílios, roupas e brinquedos que não são utilizados. Organize em caixas, disponibilize para doação.

Estabeleça uma rotina e divisão de tarefas entre todos os moradores da casa.

Vivencie cada momento com leveza, aproveite para incentivar as crianças a serem independentes e produtivas.

3 – Cuide de seu corpo e mente

Ficar em casa não é sinônimo de ficar parado! Exercite-se! Existem milhares de pessoas que estão disponibilizando ideias de treino em seus perfis nas redes sociais.

Fazer exercícios traz benefícios para o corpo e para a mente.

Além dos exercícios físicos você também pode meditar. Alguns sites e canais no youtube disponibilizam conteúdos gratuitos para relaxar, como o Canal Yoga Mudra.

4 – Se arrisque na cozinha
Aprender a cozinhar não é algo difícil e que requer muito tempo e cursos como algumas pessoas pensam.

Comece com o mais simples, como fazer e temperar saladas. Criar novos sabores de sucos. Faça bolinhos rápidos e saudáveis na frigideira. Aprender a fazer um arroz prático e rápido e a fritar um bife gostoso.

Estas dicas são bem simples e garantem que seu lanche, almoço ou jantarzinho seja todo especial. O mais importante é não ter medo de ousar. Os temperos e ervas naturais são ótimos para dar um gostinho pessoal a comida e encantar a todos.
Aqui no site Receitas Pra Você, disponibilizamos receitas rápidas, fáceis de fazer, econômicas e deliciosas!

5 – Faça terapia online

Muitos pacientes e psicólogos já estão migrando as sessões de terapia do consultório presencial para o online. Esta é uma medida recomendada para evitar o contágio do coronavírus e, ao mesmo tempo, cuidar da saúde mental.

Caso você já faça terapia, não deixe de realizar as sessões por conta do isolamento. Converse com o seu psicólogo sobre a possibilidade da prática ser realizada online, pois isso é bom tanto para o profissional que não perde a sua renda, quanto para o indivíduo que continua saudável.

Por outro lado, se você ainda não fizer terapia e sentir que está com os níveis de ansiedade muito altos, essa pode ser a melhor hora para começar a se cuidar. Procure por plataformas como a Vittude, que contam com diversos psicólogos disponíveis para atendimento de forma remota.

A terapia é uma grande aliada em diferentes momentos de nossas vidas e agora não poderia ser diferente. Um profissional especializado pode ser essencial para te ajudar a lidar com o medo e pânico excessivos, portanto, não hesite em procurar um psicólogo ao menor sinal de problemas.

6 – Assista filmes e séries

Uma dica clássica, mas válida: colocar em dia aquela série que tanto gosta ou ver aquele filme que queria faz tempo!

É claro que o ideal não é passar todos os dias na frente da TV, mas com certeza você pode usar um pouco do seu tempo para assistir bons filmes e séries.

Como forma de incentivo para que as pessoas fiquem em suas residências, alguns canais e serviços de streaming estão liberando o acesso gratuito de seus conteúdos, outros, tem o acesso grátis durante os 30 primeiros dias, depois você escolhe se quer assiná-lo, ou não.

Spicine Play liberou acesso de todo seu conteúdo por um mês para os brasileiros.

A Amazon Prime com diversos títulos internacionais e de gêneros variados, a Amazon Prime oferece um período de 30 dias de teste grátis.

Esse período logo vai passar. Se puder fique em casa ou saia o mínimo possível, só se for necessário. Se cuida!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest