Dicas para planejar e fazer a mudança sem estresse – Receitas Pra Você

Dicas para planejar e fazer a mudança sem estresse

Dicas para planejar e fazer a mudança sem estresse Mudar de casa é uma tarefa complexa, a princípio apenas a ideia de se mudar pode causar aflição. Isso ocorre porque se tem na memória que ao fazer uma mudança é comum quebrar ou perder objetos e extraviar documentos, além do trabalho que se tem para embalar os objetos e transportar. Por ser uma tarefa complexa como já foi dito, exige um tempo para planejamento e organização. Deixar tudo para última hora leva ao cansaço e à angústia. Você sente desencorajado, com a sensação de que não vai dar conta de tamanha tarefa. São objetos de uma vida inteira da família, realmente são muitos pertences.

Mas por incrível que pareça, com organização e planejamento, pode-se fazer uma mudança sem estresse. Preparamos um calendário para você se planejar e se organizar por 30 dias. Veja como tudo se torna mais fácil:

4 semanas antes da mudança

Liste, por cômodo, os objetos que você deseja levar para a nova casa e os que você quer se desfazer. Este também é o momento de decidir como fará o transporte. Se quiser contratar uma transportadora, peça indicação para amigos e faça pesquisa de preço em pelo menos três lugares.

Retire, de todos os cômodos da casa, os objetos que você deseja se desfazer. Você pode doar aos amigos, familiares ou instituição de caridade.

Providencie caixas de tamanhos variados, plástico-bolha e papel pão para embalar louça, vidro, objetos de cerâmica e porcelana, além de fita adesiva , caneta esferográfica e tesoura.

3 semanas antes

Comece embalando os itens da casa por aqueles que raramente são utilizados, como livros, quadros e objetos de decoração. Coloque em cada caixa objetos do mesmo ambiente e mesmo itens. Feche a caixa com fita adesiva e nomeie cada caixa de acordo com o conteúdo e também o cômodo a que ela pertence. “Exemplo: “livros do escritório”, “roupas de cama”, roupas de Paulo”.

Utilize 2 semanas para embalar os objetos, para fazer com calma, dentro do seu limite de tempo e esforço físico.

2 semanas antes da mudança

Solicite a transferência dos serviços como telefone, TV por assinatura e internet para o novo endereço. Também é importante pedir a alteração de titularidade do serviço de energia elétrica da futura residência, bem como o novo endereço nas empresas de assinatura de jornais e revistas e em bancos e empresas de cartão de crédito.

1 semana antes da mudança

Faça a faxina na casa nova. Peça ajuda para familiares e amigos. Lave a caixa d’água e cheque se as instalações elétrica e hidráulica estão funcionando perfeitamente. Se for necessário algum conserto, providencie nesse momento. Depois de tudo limpo, faça uma dedetização da casa para eliminar as pragas.

Para facilitar o trabalho da equipe de mudança (e o seu, depois que se mudar), coloque plaquinhas nas portas dos cômodos da casa nova identificando cada um da mesma forma que usou nas caixas. Assim, você não terá de ficar transportando as caixas de um cômodo para o outro.

Contrate um montador para desmontar os móveis. Peça indicação aos amigos ou vá até uma loja de móveis e peça o contato dos montadores. Faça o pacote para desmontar e montar para conseguir um melhor preço.  Esse é um gasto que vale a pena ser feito, pois eles têm as ferramentas adequadas, evitando assim estragar os móveis. Quando desmontar, coloque os parafusos e pegadores dentro de um saquinho plástico com uma etiqueta informando a qual móvel pertence. Coloque todos os saquinhos dentro de uma caixa, evitando que eles se percam.

1 dia antes da mudança

Será necessário fazer uma mala pequena para cada membro da família com itens suficientes para 3 dias: troca de roupa, itens de higiene, remédios de uso contínuo, etc.

Limpe e desligue a geladeira.

No dia da mudança

Vá na frente do caminhão de mudança, para que você possa receber a mudança e fazer as orientações necessárias para as pessoas que estão descarregando.

Leve, no seu carro, objetos pessoais, água e lanche.

Dicas:

Busque informações na internet sobre as transportadoras e pesquise as mais conhecidas. Veja o peço e negocie.

As roupas que ficam em cabides precisam de um cuidado especial. Algumas empresas de mudança oferecem caixas grandes com cabideiros acoplados, próprias para transportar camisas, casacos pesados de inverno, ternos e vestidos. Se você não encontrar uma dessas caixas, cubra as peças com capas para cabide e vá levando, aos poucos, para a nova casa.

Objetos pesados, embale em caixas pequenas, para não pesar ao carregar e não se romper.

Escreva a palavra “FRÁGIL” nas caixas de louças, copos de vidro, objetos de cerâmica, etc.

Pegue caixas no mercado, é uma boa economia. Procure caixas de vários tamanhos. Prefira as que ainda estejam em bom estado e as mais limpas.

Use plástico-bolha para embalar louças e peças delicadas. Preencha os espaços entre os objetos com folhas de jornal e revistas velhas.

Embale os eletrodomésticos com papelão.

Use os tapetes e papelão para separar os móveis dentro do baú do caminhão.

Veja também:

5 Dicas de como organizar a mudança sem estresse

Você também pode gostar...

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *