Como diminuir os resíduos de agrotóxicos em sua alimentação

Dicas de como eliminar resíduos de agrotóxicos dos alimentosPara que a alimentação seja rica e equilibrada é recomendado o consume de frutas e verduras. Mas, devemos tomar alguns cuidados ao consumir esses alimentos, pois eles podem estar contaminados por agrotóxicos. Veja algumas dicas que preparamos pra você:
  • Legumes, verduras e frutas devem ser lavados e deixados de molho em água com um pouco de vinagre por cerca de 15 minutos. Depois, enxágue bem.
 
  • Algumas frutas e legumes podem receber uma fina camada de cera para não perder a umidade e evitar o aparecimento de fungos e bactérias – maçãs, pimentões, berinjelas, nectarinas e pêssegos são alguns exemplos. O ideal é descascá-los, assim você garante uma alimentação mais segura.
 
  • Procure optar por alimentos da estação, eles recebem menor carga de defensivos agrícolas e hormônios.
 
  • Cuidado com frutas e legumes muito grandes: isso pode ser resultado de adubação e estimulantes artificiais.
 
  • Dê preferência aos produtos nacionais, pois não requerem tantos pesticidas quanto aqueles que percorrem longas distâncias e são armazenados por mais tempo.
 
  • A gordura animal tende a acumular maior concentração de toxinas, como pesticidas, remédios e outros produtos químicos. Assim, antes de preparar as carnes procure eliminar toda a gordura e a pele. O mesmo vale para laticínios: prefira sempre leite desnatado e queijos magros.
Fonte: Lapinha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não sou um robô