Como manter a boa postura e prevenir problemas na coluna e nas articulações

Dicas para evitar problemas na colunaTer boa postura ajuda a prevenir problemas na coluna e nas articulações. Mas para assegurar esse benefício, preste atenção em seu corpo. Se você sente dor nas costas, cansaço, pressão ou sensação de peso, procure reverter o quadro, tomando alguns cuidados simples no dia-a-dia:
  • Espreguice e sente na cama antes de levantar (1).
 
  • Evite assistir o ler deitado. O melhor é sentar em uma posição confortável, usando almofadas para apoiar e manter a coluna ereta (2).
 
  • Quem trabalha sentado deve regular a cadeira para que os braços fiquem apoiados à mesa e os pés com as solas no chão (3).
 
  • Procure dormir de lado, com o travesseiro na mesma altura da distância entre o ombro e a cabeça. Os joelhos devem estar semiflexionados e, de preferência, com o travesseiro entre eles. Outra opção é dormir de barriga para cima com ou sem travesseiro na cabeça, mas com um travesseiro na cabeça, mas com um travesseiro debaixo dos joelhos. Evite dormir de bruços, pois essa posição torce a coluna cervical e força a curvatura lombar.
 
  • Pratique atividades físicas como o alongamento. Elas são importantes para toda a vida e, entre outros benefícios, protegem as articulações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não sou um robô