Dicas de como lavar, passar e guardar seu vestido de festa

Dicas de como lavar, passar e guardar su vestido de festaBons vestidos são muito caros, por isso é muito importante para mantê-los conservados, com uma boa aparência para que  durem muito tempo no seu armário. Por isso, deve ser lavados e mantê-lo sempre limpos, podem ser lavados em casa ou em lavanderias a seco.  
  • Vestidos com tecidos finos e tramas delicadas, pedraria, bordados e paetês precisam de cuidados especiais na hora de limpar e passar. Na dúvida, consulte uma lavanderia sobre a necessidade de lavar a seco.
 
  • Se as peças forem brancas, redobre os cuidados: dissolva o sabão e o amaciante na água antes de colocá-los em contato com a roupa, enxágue muito bem,  seque sempre pelo avesso e à sombra.
 
  • Já mais use alvejantes que contenham cloro ou água sanitária. Utilize um alvejante à base de peróxido, diluído em água quente a 60°C. Deixe a peça de molho nessa mistura por cerca de 15 minutos e retire bem o produto.
 
  • Atenção aos tecidos do vestido e do forro: se os materiais forem diferentes, é possível que o modo de lavar e passar também sejam.
 
  • Na hora de guardar as roupas mais finas, utilize sacos de TNT, evitando que sujem ou desbotem pela ação da luz. Evite guardar em capas de plástico elas criam umidade e, assim, o mofam. De vez em quando, coloque as peças para tomar ar em local fresco, à sombra.
 
  • Guarde o vestido do avesso para evitar que fios sejam puxados e desbote a cor. Procure não dobrá-los e deixe-os em cabides de ombros largos, o que previne vincos e marcas permanentes.
 
  • Nunca guarde a roupa sem limpar, resquício de suor, fumaça, respingo de bebidas, doces e gorduras atraem traças ou manchas oxidadas de difícil remoção.

9 respostas para “Dicas de como lavar, passar e guardar seu vestido de festa”
  1. Adorei as dicas.

  2. ola tenho um vestido tomara q caia que esta 5 anos guardado precisava lava-lo e passa-o em casa mesmo na ciade onde mora não tem lavanderia ele é de cetim com forro e aquele acho q tule para fazer o rodado da saia como posso estar fazendo emc asa a lavagem e passando?

    1. Oi, Emyli espero que este post possa lhe ajudar. Volte sempre!

  3. como passar vestido plissado

    1. Olá Jane!
      Estamos preparando umas dicas de como lavar e passar roupas plissadas, mas posso te adiantar uma bem legal, veja:
      Para passar peças plissadas, alinhave todas as pregas, passe a roupa e, depois, solte a linha. Use o ferro com a temperatura baixa, ok? Espero ter ajudado. Volte sempre!

  4. Olá! A minha mãe mandou 2 vestidos para a lavandaria para limpar e ambos vieram diferentes. Na hora de experimentar o forro e o tecido (tafetá) pareciam que colavam, o tafetá não esvoaçava nem se descolava do forro e este tambem nao se descolava das pernas…. Que fazer para voltar ao normal?

    1. Andreia, algumas peças de poliéster tem a maior carga de eletricidade estática quando são removidas da secadora em dias em que o ar está com baixa umidade. Uma dica para evitar que isso aconteça: acrescente algumas gotas de vinagre à água de enxágue. Espero ter lhe ajudado. Volte sempre, um abraço.

  5. Prezados (as), bom dia!

    Minha mãe e eu compramos dois vestidos de festa: um de cetim com chifom e outro de poliéster. Eles acabaram ficando dentro da sacola e amassaram. Gostaria de saber como poderíamos passá-los em casa mesmo. Poderiam dar dicas?

    Muito obrigada…

    Renata

    1. Renata, para roupas de tecidos finos é mais aconselhável passá-las pelo lado avesso, principalmente tecido de seda, evitando que a peça fique brilhante. Outra dica, se passar pelo lado direito do tecido coloque sobre a peça um pano fino de algodão. Espero ter lhe ajudado.
      Volte sempre.
      Um abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não sou um robô