Como lavar os cabelos perfeitamente e manter os fios sempre hidratados

Como lavar os cabelos perfeitamente e manter os fios sempre hidratadosLavar os cabelos não é tão simples quanto parece, exige alguns cuidados, veja:
  • Evite lavar os cabelos com água muito quente0. A água quente abre as escamas dos fios e retira a oleosidade natural. Além disso, a alta temperatura piora o frizz, aqueles cabelinhos arrepiados e curtos.
  • Na hora de passar o xampu, lembre-se, a quantidade ideal é o equivalente a uma moeda de 1 real.
  • Durante a lavagem massageie o couro cabeludo fazendo uma pressão suave com as pontas dos dedos, mas sem usar as unhas. Depois passe a mão no comprimento para tirar a sujeira sem esfregar. O atrito em excesso enfraquece os cabelos, deixando-os quebradiços.
  • A quantidade de vezes que você deve passar o xampu depende da espessura dos fios. Cabelos ralos devem receber uma só vez o produto, pois o excesso pode causar ressecamento. Já em fios grossos e volumosos, faça duas aplicações. Uma para retirar os resíduos e a outra para promover a limpeza.
  • Enxague com água fria. Ao alternar a temperatura, você estimula o couro cabeludo e previne a formação de células mortas. Retire muito bem o xampu dos cabelos – o excesso de produto pode enfraquecer a raiz e provocar descamação e queda.
  • Agora passe o condicionador para fechar as cutículas dos fios, sempre do comprimento às pontas. Ele é essencial também para realçar o brilho. Porém deve ser removido totalmente dos cabelos para não causar efeito inverso, deixando os fios pesados e opacos. Deslize os dedos entre os fios para ter certeza que removeu todos os resíduos.
  • Para secar o cabelo, retire o excesso de água pressionando os fios com uma toalha. Evite torcer ou friccionar. Não esfregue a toalha no couro cabeludo, para não eliminar os óleos naturais que nutrem a raiz dos fios.
  • Desembarace-os com um pente de madeira de dentes largos, aplique o creme de pentear de sua preferência e, se quiser um finalizador com silicone. Esses produtos ajudam a manter a hidratação, já que formam uma película impermeável ao redor dos fios e impedem a perda de água.  Tome cuidado para não exagerar na quantidade, para que os fios não fiquem pesados e engordurados.
  • Deixe os cabelos secar ao ar livre sempre que possível, para minimizar o frizz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não sou um robô