Técnicas de congelamento e descongelamento – Tortas

Congelamento e descongelamento de tortasCongelamento No geral, qualquer tipo de massa congela bem e fica perfeita no descongelamento. Resfrie o recheio antes de colocar na massa para assar. Crua – massas cruas podem ser congeladas e usadas após o descongelamento. Para isso, acondicione em saco plástico, vedando bem para não ressecar. Semipronta – faça a massa, forre o fundo e os lados da forma e coloque o recheio pronto. Cubra com o restante da massa, embale e congele, sem pincelar. No descongelamento, retire deixe 30 minutos e leve ao forno, pincelando com a gema. Isso é válido para recheios consistentes. Pronta – totalmente assada, mas não deixe corar demais quando estiver assando para não ressecar ao descongelar. Tortas feitas com massa de pão também congelam bem. Calcule 200g de torta por pessoa. Tortas doces – cuidado com recheio a base de maisena. Faça o creme de maisena à base de leite condensado. Se usar frutas no recheio, use frutas já cozidas para não amolecer no descongelamento. Tortas com cobertura de suspiro congelam bem. Embalagem – as tortas devem ser congeladas em recipientes onde ficam bem protegidas, como caixas plásticas ou embalagens descartáveis de alumínio. Do contrário, podem quebrar. Para tortas doces existem várias opções de embalagens descartáveis. Tempo de estocagem
TORTAS SALGADAS

3 meses

TORTAS DOCES

4 meses

Descongelamento Devem ser descongeladas ainda embaladas para não ficarem úmidas. Se quiser pode ser levada diretamente ao forno, coberta com papel alumínio, para não ressecar. Tortas semiprontas podem ser levadas diretamente ao forno, pinceladas com gema de ovo antes de ir ao forno. Cuidado para não deixar o forno muito quente, pois a massa pode dourar muito rápido e o recheio não descongelar.

57 respostas para “Técnicas de congelamento e descongelamento – Tortas”
  1. Boa noite

    Faço tortas salgadas aquelas embalagens de alumínio descartáveis ( marmitinha ), porem gostaria de congelar para sempre ter produtos a pronta entrega. Pergunto: posso congelar já na marmitinha pronta com a tampa? Preciso colocar dentro de mais alguma embalagem para não umidecer? Depois que eu tirar posso descongelar direto no forno convencional? Qual o tempo para descongelamento?
    Obrigada.

    1. Fabiana, comercializar alimentos requer alguns conhecimentos técnicos, por isso sempre que alguém nos faz perguntas referentes a venda, sempre aconselhamos a fazer um curso de congelamento. Dá segurança para quem vende e para quem compra, não é mesmo? Um abraço e volte sempre!

    2. simonealicevivi121@gmail.com

      quando vou colocar no forme retiro tampa e coloco o pape aluminio

  2. Gostei

    1. Sinara, muito obrigado. Um abraço e volte sempre!

  3. adorei as dicas

    1. Ana Maria, muito obrigado. Um abraço e volte sempre!

  4. Bom dia!
    Os parabenizo pelo site! Gostaria de saber…tortas salgadas de frango com adiçao de maizena dura quanto tempo no freezer?
    Se congelar já nas embalagens plasticas individuais, tiro delas para descongelar no forno ou pode ir pro microondas?
    Espero descongelar na temperatura ambiente para depois levar ao forno?

    Muito obrigada! Fernanda Camargo

    1. Fernanda, muito obrigado pelo carinho. Você pode descongelar direto no forno, ok? Um abraço e volte sempre!

  5. Boa noite,gostei muito das dicas de congelamento e descongelamento,vão me ser muito úteis,parabéns pelo site!!!!

    1. Muito obrigado, Fabiana. Um abraço e volte sempre!

  6. Olá …gostaria de fazer vinte tortas salgadas para casamento de filho…penso congelar para não ficar cansativo fazer todas no mesmo dia mas estou insegura,temo q fiquem úmidas ou quebrem você pode me dar algumas dicas?obrigadissimo.

    1. Graça, veja as nossas dicas acima e pode congelar sem medo que dá tudo certo, ok?

  7. Boa noite, adorei suas dicas. Quero começar a vender alguns alimentos congelados como empadão, escondidinho e quibe de forno, queria saber de você se posso congelar esses alimentos naquelas embalagens de quentinha de alumínio e se devo esperar esfriar antes de colocar a tampinha ou se coloco a tampa e deixo esfriar fechado para congelar e em média quanto tempo dura no freezer. Desde já agradeço sua atenção. Parabéns pelo site.

    1. Boa noite. Ellen, você pode congelar sim naquelas embalagens de alumínio. Espere esfriar para colocar a tampa e o tempo de conservação vai depender do recheio. O que eu lhe aconselho mesmo, já que você quer comercializar, é que você faça um curso de congelamento para que você possa oferecer aos seus clientes um produto de qualidade. Lhe desejo muita sorte, vá em frente e volte sempre para contar-nos as novidades. Um abraço!

  8. Adorei suas técnicas, gostaria que me tirasse uma duvida, sou iniciante e estou fazendo tortas salgadas para vender no meu serviço, mas se eu congelar elas na embalagem de alumínio, elas só poderão ser descongeladas em forno convencional, e aqui só temos micro-ondas, a minha duvida é, tem alguma outra embalagem que posso congelar e depois descongelar no micro-ondas?

    1. Olá Bruna. Tem sim embalagens descartáveis que podem ser aquecida no forno convencional ou no micro-ondas.

  9. ola boa tarde muito interessante essas tecnicas mais gostaria de saber quanto tempo posso deixar as tortas doces em congelamento faço sem a massa so o recheio…principalmente a de castanha??

    1. Boa tarde, Ana Maria. Entendo sua preocupação ao congelar as tortas de de castanhas, pois a mesma tende a ficar rançosa se congelada por muito tempo. Lhe aconselho a fazer o teste sempre deixando uma por um tempinho a mais pra ver qual o tempo ideal que elas suportam no seu freezer.
      Um abraço!

  10. Olá! Gostaria de saber se a torta de morango pode ser congelada… E como descongela-la sem que a massa fique úmida.
    Obrigada

  11. Bom dia. Estou começando no ramo de crepes frances e gostaria de saber se poderia congelar a massa liquida que sempre sobra. Obrigada

    1. Bom dia! Você pode congelar sim.

  12. Olá, gostaria de saber se tortas com massa de liquidificador podem ser congeladas. Obrigada!

  13. Boa noite, adorei as técnicas!!
    Sou iniciante e quero saber se posso congelar torta salgada pronta direto nas embalagens plásticas (aquelas individuais, próprias para vender por pedaço)?

    Outra dúvida, posso congelar produtos com cobertura e recheio a base de chocolate, como por exemplo, bolo de chocolate trufado e mousse de chocolate?

    Muito obrigada,

    Alessandra Mussi

    1. Oi Alessandra. Muito obrigado pela visita ao nosso site. Quanto às suas perguntas todas as respostas são sim. Boa sorte e volte sempre. Um abraço!

  14. Bom dia,

    Gostaria de saber se posso descongelar e aquecer o empadão no micro-ondas? Obrigado.

  15. Olá. Gostaria de saber se posso descongelar e aquecer o empadão no micro-ondas. Obrigada

  16. só mais uma dúvida,qual a validade do empadão congelado?quero começar nesse ramo e espero fazer sucesso se Deus quiser,obrigada pela atenção,um abraço!

    1. Valdete, cerca de 3 meses. Um abraço.

  17. ola,parabéns pelo site,maravilhoso,gostaria de saber sobre empadao,pode ser congelado sem assar ou deve ser assado antes?

    1. Olá, Valdete, obrigado pelo elogio. O empadão pode ser congelado pré-assado ou assado. Um abraço e volte sempre!

  18. Ola, gostaria de saber se posso congelar as tortas com qualquer tipo de recheio… como … camarão, frango com requeijao… etc . obrigada

    1. Olá Janaina. Você pode congelar as tortas citadas, apenas aconselho a não usar para engrossar o recheio amido de milho. Um abraço.

  19. oi, achei bacana as tecnicas de congelamento de tortas, mas tenho uma duvida, como congelar torta de creme, decoradas com frutas frescas, tipo assim de morango?

    1. Daniela, não aconselho o congelamento de tortas com recheio de frutas frescas, a textura da fruta não fica boa ao descongelar. Obrigado e volte sempre.

  20. Achei formidável estas novas técnicas de congelamento e descongelamento. Sempre preparei receitas assadas, mas nunca me preocupei com as formas mais adequadas para congelar. Necessito deste aprendizado, porque hoje vendo para o mesmo cliente mais de um prato. É necessário aprender para poder conduzir experiências para clientes consumidores dos meus produtos, não acham ?

    1. Tarcila, é sempre bom aprender. Que bom que você gostou das nossas dicas. Volte sempre!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não sou um robô