Técnicas de congelamento e descongelamento – Massas

  congelamento e descongelamento de massasCongelamento Massas cruas de macarrão, feitas em casa, podem ser congeladas sem cozinhar, mas, precisam ser muito bem embaladas em embalagem dupla de plástico para não ressecar. Massas simples podem ser congeladas já cozidas, passadas na manteiga, mas o resultado não é tão bom, pois as massas tendem a grudar. Raviólis e capeletes podem ser cozidos e congelados em aberto. Depois embalados em saco plástico. Desta maneira, na hora do descongelamento é só esquentar com o molho por cima. Rondeles e canelones também podem ser congelados dessa maneira ou já com o molho. Lasanhas congelam bem. se a receita tiver molho branco, faça com farinha de trigo para não desandar. Se congelar o macarrão cozido, dê preferência a sacos de plástico, e se estiver pronto,use embalagem de alumínio descartável ou refratários. Calcule 250g de massa por pessoa e 150g de massa crua por pessoa. Os molhos de macarrão, vermelhos ou brancos podem ser congelados à parte em potes plásticos descartáveis, próprios para congelamento, em porções de 250g e 500g. Tempo de estocagem
MASSA CRUA

2 meses

MASSA COZIDA

4 meses

MASSAS EM PRATOS PRONTOS

3 meses

COM PRESUNTO

2 meses

MOLHOS

3 meses

Descongelamento As massas cruas podem ser descongeladas diretamente em água fervente. As massas pré-cozidas podem ser descongeladas, passando rapidamente por água fervente ou colocadas para esquentar diretamente com o molho por cima. Massas em camadas como lasanhas, podem ser colocadas no forno direto ou em banho-maria, coberta com papel-alumínio, até a começar a descongelar. Se quiser apressar o descongelamento, deixe por 1 a 2 horas em temperatura ambiente, coberto, antes de levar ao forno. Os molhos podem ser descongelados diretamente em uma panela, em fogo baixo, adicionados de um pouco de água ou leite no caso dos molhos brancos. Em micro-ondas, as massas mais simples demoram de 8 a 10 minutos, em potência média alta (7) para descongelar, mexendo no meio do cozimento. Massas em camadas demoram um pouco mais, de 15 a 20 minutos para 1 1,5kg de massa.

39 respostas para “Técnicas de congelamento e descongelamento – Massas”
  1. Quero fazer macarrão caseiro para vender, gostaria de saber como congelar macarrão tipo talharim, uma forma que ele não grude. Devo congelar a massa crua ou cozida. Como devo embalar o macarrão. Porque o meu macarrão está escurecendo depois de pronto.

    1. A massa escurece devido as impuresas que vem em certas farinhas. Escolha uma boa farinha, a zero é a melhor. Qto mais branquinha a farinha, melhor o seu macarrão. ficara e não escurecerá.

  2. EXC ELENTE A EXPLICAÇÃO SOBRE TÉCNICAS DE CONGELAMENTO E DESCONGELAMENTO.

  3. Gostaria de saber como congelar e descongelar pratos feitos com massa crua no forno se é que isto é possível . No aguardo , atenciosamente e obrigada .

  4. Por favor gostaria de saber como congelar e descongelar uma receita de massa ao forno quando ela é feita com ela crua , se é que isto é possível . No agrardo e atenciosamente. Angela Knevitz .

  5. Obrigado por compartilhar! Excelente artigo.

    1. Muito obrigado pelo carinho. Um abraço e volte sempre!

  6. Como faço pra congelar lasanha preparada com macarrão tradicional? Tenho q pré cozinhar ou coloco ele cru

  7. Gostaria de saber para mim fazer lasanha capelete raviolle congelados para vender eu tenho que pre coser a massa..de e depois montar e congelar..
    Obrigada

  8. Boa noite
    Para cozinhar o talharini pré cozido é preciso dar choque térmico e depois seca-lo, antes de por nos sacos de congelamento?

    1. Adorei as dicas.

  9. Adoro ravióli, gostaria de saber se posso congelar os ravióli pre cozidos e descongelar em água morna?

    1. Giovana, muito obrigado. Um abraço e volte sempre!

  10. Aprendi muito olhando as dicas de vocês.

    1. Adore as dicas

      1. Patrícia, muito obrigado. Um abraço e volte sempre!

    2. Paulo José, ficamos muito contente em saber. Um abraço e volte sempre!

  11. Boa noite! Estou trabalhando com comidas congeladas, estou começando agora com rodelli e fetuchine massa fresca, me de uma dica do fetuchine para congelamento, qual forma seria melhor ele já com o molho, por se tratar de uma masa mais espessa. Qual o molho que mais combina com essa massa. Fico muito grata com um retorno.

    1. Sandra, sempre que alguém pede dica sobre congelamento de comida que será comercializada, aconselhamos fazer um curso de congelamento, por conta da segurança alimentar que deve ser vista com cuidado, ok? Um abraço e volte sempre!

  12. Li em diversas fontes que o rondelli congelado deve ser levado diretamente ao forno e coberto com molho.
    Porém nenhuma dessas fontes disseram ao certo porque não se pode descongelar o rondelli antes de assar.
    É possível fazer dessas duas maneiras? Qual preserva melhor a qualidade?
    Obrigado

    1. Bruno, você pode descongelar o rondelli antes de levar ao forno, levá-lo ao forno congelado apenas agiliza o processo, ok? Um abraço e volte sempre

  13. Como congelar empadão com recheio de frango e requeijão?

    1. Roseane, congele o empadão já assado e frio. Embale, etiquete e leve ao freezer ou duplex por até 3 meses. Para descongelar, leve-o ao forno baixo (150°C) até aquecer. Um abraço e volte sempre!

  14. Descobri agora essa pagina de receitas e dicas culinárias, e amei, observei o carinho e atenção de voces em atender e responder ao publico que pergunta, e tenho aprendido muito com as perguntas dos colegas e respostas de voces, estou buscando tudo sobre massas, receitas e congelamento, pois pretendo trabalhar com esse produto, gostaria de saber se vcs tem algum curso em video de como fazer massas como congelar e mais receitas, inclusive gostaria de trocar receitas, se alguem se interessar é só me adicionar. Muito grata a vcs!!!

    1. Roseane, muito obrigado pelo carinho. Lhe desejamos muito sucesso! Um Feliz Natal e que o ano novo seja repleto de realizações.

  15. Descobri a pouco tempo essa página de receitas e dicas, estou amando, gostei de ver a atenção de vcs quanto a dúvida das pessoas, aprendi até com as perguntas e resposta dos comentários, estou procurando saber tudo sobre massas e congelamentos das mesmas pois pretendo trabalhar com esse produto, inclusive gostaria de trocar receitas, se alguem se interessar é só me adicionar. Obgado pelo empenho profissional e atencioso e voces. Um abraço.

    1. Roseane, muito obrigado pelo carinho. Lhe desejamos muito sucesso! Um Feliz Natal e que o ano novo seja repleto de realizações. Um abraço e volte sempre!

  16. gostei de todas as dicas,faço todos os tipos de macarrão caseiro e congelo tudo como prato pronto ou vendo por kg as massas e molhos ,agora a procura esta por macarrão especiais feitos com farinha integral e refeições para reeducação alimentar.quero saber se posso congelar como o normal nunca fiz estes pratos.nao sei quanto tempo pode ser estocado. se puder me ajudar agradeço.obrigada.

    1. Oi Ana! A técnica de congelamento do macarrão com farinha integral é a mesma para o macarrão com a farinha branca, ok? Um abraço!

  17. Estou começando a trabalhar com congelados e gostaria de saber se caso eu fizer molhos; vermelho e branco, congelá-los e depois leva-los ao fogo para descongelar e então montar por exemplo uma lasanha e novamente eu ter que congelar o prato pronto, posso fazer isto? Pois uma vez eu li em algum lugar que quando vc leva um alimento congelado ao fogo, vc. quebra o processo de congelamento e pode congela-lo novamente. ISTO É VERDADE ?

  18. Quero aprender a congelar capeletes, eu já aprendi a fazer a massa e o recheio mais não sei o procedimento para congelar, qual a técnica. Pois fiz no inverno e deixei na mesa tampado com uma toalha de mesa e no outro dia estava a massa preta. Achei que tinha que fazer e deixar secando para colocar nos sacos a quantidade certa e não colar um no outro, mais não deu certo, fico no aguardo porque estou ansiosa para começar a trabalhar. Eu já faço panquecas congeladas para vender, outra pergunta, as panquecas não pode ser descongeladas ao natural, porque elas ficam aguadas, tem que ser descongeladas no microondas, confere? Fico no aguardo das resposta.

    1. Hilda, leia o post acima e veja como congelar e descongelar capeletes. Quanto ao congelamento e descongelamento de panquecas, congele-as recheadas e com molho ou só os discos, separados por folhas plásticas e embalados num saco plástico; descongele-as recheadas no forno, cobertas com folha de alumínio, e os discos em temperatura ambiente. Agradeço a confiança e volte sempre!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não sou um robô