ENCONTRE SUA RECEITA

Facebook Twitter Google+ Pinterest Imprimir receita Recomendar

Técnicas de congelamento e descongelamento – Aves (“IN NATURA”)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Congelamento

Assim como as carnes, as aves devem ser de ótima qualidade e devem ser maturadas. O tempo de maturação é de 12 horas após o abate para as maiores e de 6 horas para as demais.

Para congelar a ave inteira, retire os miúdos e congele em separado pois são muito perecíveis. Embale duplamente para evitar ressecamento. Para as aves em pedaços, congele em recipientes plásticos ou utilize o congelamento em aberto. Depois de congelado, passe para um saco plástico, retire o ar, vede, etiquete e congele.

A coloração da carne pode mudar durante o congelamento, indo do branco rosado a um tom mais escuro, principalmente o osso. As melhores embalagens são sacos plásticos e embalagens de plásticos rígidos.

Tempo de estocagem

FRANGO E PERU                     Até 12 meses
PATO GANSO E GALINHA

6 meses

AVE CONGELADA COMERCIALMENTE

3 meses

MIÚDOS

3 meses

 

Pratos prontos

Se congelar a ave inteira, não congele com recheio, pois ele tem um tempo de estocagem menor. Embale em papel alumínio e saco plástico para melhor proteção.

Calcule 300g de carne de ave com osso e 150 a 200g sem osso, por pessoa.

Embalagem – dê preferência a recipientes plásticos rígidos ou pratos de alumínio descartáveis.

Tempo de estocagem

3 a 4 meses

Descongelamento

Para aves “in natura”, o melhor descongelamento é feito em refrigerador ou em micro-ondas. Aves grandes devem ser totalmente descongeladas antes de assar. Caso contrário, o interior da ave pode não cozinhar direito. Em alguns casos, a ave pode ser descongelada em caldos ou, se estiver cortada em bifes, pode ir direto à frigideira.

Em pratos prontos, aves assadas podem ser descongeladas diretamente no forno, cobertas com papel alumínio. Pratos a base de aves podem ser colocados em refrigerador de um dia para outro e esquentados normalmente. Se quiser apressar, deixe 1 hora em temperatura ambiente, embaladas, e depois esquente. Em micro-ondas, as aves devem ser mexidas no meio do cozimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


3 + = 8

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>